Gomes quer debater financiamento de mecanismos de segurança para lotéricas
O deputado José Gomes (PT) defende que a União, através da Caixa Econômica Federal, coloque à disposição dos proprietários de lotéricas uma linha de financiamento para a aquisição de dispositivos de segurança.
O parlamentar está apresentando requerimento à Comissão de Serviços Públicos da Assembléia Legislativa para realizar audiência pública para tratar do tema.
Gomes protocolou na semana passada projeto de lei obrigando a doação de mecanismos de segurança em estabelecimentos comerciais de loterias. A intenção do parlamentar é evitar ou dificultar furtos, roubo e, sobretudo preservar a vida dos funcionários e dos consumidores.
“Estes estabelecimentos comerciais estão funcionando como mini-bancos, recebendo o pagamento de contas de água, luz, telefones, impostos municipais, prestações habitacionais e até mesmo depósitos em poupança. Isto gera nova fonte de remuneração para as casas lotéricas e dinheiro fácil para os criminosos", alerta.
Gomes contesta as críticas de setores da oposição de que projeto de sua autoria visa desresponsabilizar o Estado da segurança pública. “Quem tentou se desresponsabilizar desta área foram aqueles que dispensaram mais de mil policiais através do Programa de Demissões Voluntárias”, aponta.
O petista lembra ainda que os principais críticos da proposta são justamente os setores que aprovaram a obrigatoriedade de adoção de mecanismos de segurança nas agências bancárias. “Não há motivo sério para que a mesma medida não seja estendida às lotéricas, que movimentam significativa soma de recursos diariamente”, conclui.
08/15/2001
Artigos Relacionados
Projeto de Gomes obriga adoção de segurança nas lotéricas
Comissão especial reúne-se para debater financiamento da segurança pública
José Gomes quer debater situação fiscal dos municípios gaúchos
Começa reunião que vai debater o financiamento da segurança pública
No último dia do esforço concentrado, aumento de multas para 'pegas' e mais segurança para lotéricas
Virgílio desafia Ciro Gomes para debater CPMF