Projeto de Gomes obriga adoção de segurança nas lotéricas
O deputado José Gomes (PT) protocolou na Assembléia Legislativa um projeto de lei obrigando a adoção de mecanismos de segurança, em estabelecimentos comerciais de loterias. A intenção do parlamentar é a de evitar ou dificultar furtos, roubo e, sobretudo preservar a vida dos funcionários e dos consumidores. "Caberá ao órgão público estadual da área da segurança fiscalizar e especificar os mecanismos de segurança a serem implantados", explica o autor da iniciativa.
Gomes está preocupado com a progressiva transformação das casas lotéricas em verdadeiros mini-bancos. Para ele, a criminalidade está sempre encontrando brechas estruturais e criando novas formas de agir. Estes estabelecimentos comerciais, via convênios com instituições financeiras, estão recebendo o pagamento de contas de água, luz, telefones, impostos municipais, prestações habitacionais e até mesmo depósitos em poupança. "Isto gera nova fonte de remuneração para as casas lotéricas e dinheiro fácil para os criminosos".
Para o deputado, a comunidade, os consumidores e os funcionários deste comércio não podem ficar reféns de ações da criminalidade e do lucro fácil das instituições financeiras, que operam esta sistemática. Ele acredita que o seu projeto encontrará boa receptividade na Assembléia Legislativa. "Os deputados não vão se deixar de aprovar a adoção de mecanismos que propiciam mais segurança à população", adiantou.
08/08/2001
Artigos Relacionados
Gomes quer debater financiamento de mecanismos de segurança para lotéricas
Aprovado projeto de lei que dá segurança jurídica a casas lotéricas
Aprovado projeto que obriga uso de air bag e novos equipamentos de segurança nos veículos
Tourinho tem projeto que obriga bancos a estender segurança a caixas eletrônicos
Senado aprova projeto que obriga comunicação de óbitos às secretarias de segurança
Na pauta da terça, projeto que obriga comunicação de óbitos às secretarias de segurança