Google quer trazer ao Brasil ferramenta tecnológica para inibir crimes
O diretor-presidente da Google Brasil, Alexandre Hohagen, que concluiu, há pouco, depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pedofilia, informou que a empresa analisa a possibilidade de trazer ao Brasil uma ferramenta tecnológica capaz de resolver, em definitivo, o problema da veiculação de mensagens ilícitas por meio de comunidades do Orkut.
A estratégia passa pela articulação de máquinas, programas e pessoas, resultando em um mecanismo capaz de filtrar conteúdos de texto e imagem impróprios antes mesmo de eles irem ao ar.
Alexandre Hohagen apontou ainda a dificuldade de se tratar dos crimes praticados por meio dos "álbuns", recurso em que grupos de usuários trocam mensagens e arquivos em esquema de acesso restrito.
Ainda de acordo com o dirigente da Google Brasil, a empresa pretende examinar formas de colaborar com o combate aos crimes pelo Orkut. E afirmou o engajamento da Google nesse esforço realizado pelas autoridades brasileiras.
- Nós estamos muito comprometidos num esforço extra de colaboração, baseado nos seguintes princípios: encontrar os criminosos, ver como poderemos prevenir novos fatos e quais as ferramentas de cooperação com as autoridades e organizações não-governamentais - declarou.
09/04/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
CPI da Pedofilia debate ferramenta de pesquisa do Google
CPI da Pedofilia debate ferramenta de pesquisa do Google
Polícia Civil terá ferramenta para resolução rápida de crimes em Piracicaba
Cristovam quer que indústria do Brasil passe de mecânica a tecnológica
Procurador: Google tenta isentar filial brasileira de responder por crimes cometidos no Orkut
Wellington Dias quer regras para inibir roubo de patentes nacionais