Governador do Tocantins pode ser convocado para depor, diz Paulo Teixeira
O deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP) declarou que o governador do Tocantins, Siqueira Campos (PSDB), poderá ser convocado para depor na Comissão Parlamentar de Inquérito Mista do Cachoeira. Vice-presidente da CPI, Paulo Teixeira fez a afirmação nesta terça-feira (10) logo após o depoimento do prefeito de Palmas, Raul Filho (PT).
– O governador do Tocantins deverá ser convocado porque todas as relações que conduziram ao prefeito de Palmas conduzem igualmente ao governador – argumentou o deputado.
Para convocar alguém a um depoimento, é necessária a aprovação dos membros da comissão, o que é feito por meio de votação. O requerimento para a convocação de Siqueira Campos foi apresentado pelo deputado federal Rubens Bueno (PPS-PR).
No caso de Raul Filho, a convocação foi aprovada depois que um vídeo divulgado pelo programa Fantástico, da TV Globo, mostrou o prefeito em reunião com o contraventor Carlinhos Cachoeira – o encontro teria ocorrido em 2004, quando Raul Filho ainda estava em campanha à Prefeitura de Palmas.
Assim como no caso do prefeito, as suspeitas de envolvimento entre Cachoeira e Siqueira Campos incluem possíveis doações de campanha e contratos com a Delta – empresa acusada de manter vínculos com o contraventor.
Modus operandi
Ao comentar o depoimento de Raul Filho, o deputado federal Odair Cunha (PT-MG) disse que os argumentos do prefeito de Palmas “não convenceram e apresentam contradições”. Segundo Odair Cunha, que é relator da CPI, “o que é mais revelador é o modelo de operação da organização criminosa [comandada por Cachoeira]: há um padrão no qual se financiam campanhas eleitorais em troca de benefícios contratuais nas futuras gestões”.
– Há muitas evidências de que, além de Goiás, há uma incursão firme dessa organização criminosa também no estado do Tocantins, e mais especificamente na Prefeitura de Palmas – declarou Odair Cunha.
10/07/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Roberto Teixeira chega para depor na CI
Gustavo Franco, ex-presidente do Banco Central, será convocado para depor na CPI do Banestado
Dutra propõe que Jader seja convocado para depor esta semana no Conselho de Ética
Prefeito de Niquelândia é convocado a depor na CPI da Pedofilia
Marcos Valério poderá ser convocado a depor
Cachoeira será convocado a depor na próxima terça na CPI