Governo afirma que responsáveis pelo vazamento de óleo na Bacia de Campos serão penalizados



O Ministério de Minas e Energia informou nesta quinta-feira (17) que o governo está cobrando rigor na fiscalização das ações de contenção do vazamento de óleo no Campo de Frade, na Bacia de Campos. A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) deve aplicar as punições decorrentes da lei à empresa Chevron Brasil Upstream, responsável pela exploração do campo.

Para Edison Lobão, ministro de Minas e Energia, o vazamento não é tão grave porque o óleo não está se espalhando na direção  da costa fluminense. “Obviamente, não é uma coisa boa, mas não tem também a gravidade que se anuncia”.

O presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Curt Trennepohl, chegou,  nesta quinta-feira (17), ao Rio de Janeiro com o objetivo de acompanhar de perto as ações de contenção do vazamento. Em nota, Trennepohl informou que, assim que tomou conhecimento do vazamento, o Ibama mobilizou as equipes da Coordenação Geral de Petróleo e Gás e da Coordenação de Emergências Ambientais da instituição para acompanhar as medidas adotadas pela Chevron.

A mancha de óleo está a cerca de 120 quilômetros do litoral do município de Campos e tem 163 quilômetros quadrados de área. Segundo o Ibama, a empresa será autuada assim que o vazamento for estancado, pois o valor da multa é proporcional ao dano ambiental causado, que só poderá ser avaliado ao final dos trabalhos.

A responsabilidade pela contenção do vazamento e pela retirada do óleo derramado no oceano é da Chevron. O Ibama deve verificar e exigir o cumprimento de todas as medidas previstas no Plano de Emergência Individual (PEI), que é exigido no processo de licenciamento de atividade de exploração de petróleo.

Fonte:

Agência Brasil 



17/11/2011 19:38


Artigos Relacionados


Governo acompanha ações para conter vazamento de óleo na Bacia de Campos

Petrobras controla vazamento de óleo na Bacia de Campos

Agência confirma que não houve vazamento de óleo na Bacia de Campos

Chevron deverá arcar com despesas do vazamento de óleo na Bacia de Campos

Ibama multa Chevron em R$ 50 milhões por vazamento de óleo na Bacia de Campos

Ibama deve aplicar mais multas à Chevron por vazamento de óleo na Bacia de Campos