Petrobras controla vazamento de óleo na Bacia de Campos
A Petrobras informa que identificou, um vazamento de cerca de 1.500 litros de óleo próximo à plataforma de processamento P-47, no campo de Marlim, na Bacia de Campos, a aproximadamente 160 km da costa de Macaé.
O vazamento identificado nesta segunda-feira (7), já está controlado pela companhia, foi proveniente de um mangote que iria permitir a transferência de óleo da Plataforma P-47 para o navio aliviador Cap Jean. A operação de transferência ainda não havia iniciado quando o óleo vazou.
Assim que constatou a ocorrência, a Petrobras acionou o Plano de Emergência para assegurar a máxima proteção às pessoas e ao meio ambiente. Foram mobilizados um helicóptero e quatro embarcações especializadas em recolhimento de óleo. O vazamento foi imediatamente controlado, sem danos às pessoas e às instalações. O Plano de Emergência foi desmobilizado após sobrevoo na área, em que foi constatado que não havia mais vestígios de óleo no mar.
A companhia abriu sindicância para apurar as causas da ocorrência. A Petrobras já notificou oficialmente a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), a Marinha e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
A Petrobras informa ainda que a P-47 não é uma plataforma de produção de petróleo. Sua função é receber, tratar e armazenar o óleo produzido por algumas plataformas da Bacia de Campos. A ocorrência não afetou a produção de petróleo naquela bacia.
Fonte:
Agência Petrobras
08/06/2010 21:02
Artigos Relacionados
Agência confirma que não houve vazamento de óleo na Bacia de Campos
Chevron deverá arcar com despesas do vazamento de óleo na Bacia de Campos
Ibama multa Chevron em R$ 50 milhões por vazamento de óleo na Bacia de Campos
Governo acompanha ações para conter vazamento de óleo na Bacia de Campos
Governo afirma que responsáveis pelo vazamento de óleo na Bacia de Campos serão penalizados
Ibama deve aplicar mais multas à Chevron por vazamento de óleo na Bacia de Campos