Governo antecipa apoio às vítimas das cheias no Pará
O ministro em exercício da Integração Nacional, Alexandre Navarro, e o secretário Nacional de Defesa Civil (Sedec), Humberto Viana, foram recebidos pelo governador do Pará, Simão Jatene, nesta terça-feira (10) para prestar apoio às vitimas das cheias na região. Até o momento, apenas o município de Santana do Araguaia foi reconhecido como situação de emergência pela secretaria, as outras 14 cidades estão em estado de alerta.
As cheias das três principais bacias da região - Tapajós, Amazonas e Marajó - foram registradas desde o final de março. O Baixo Amazonas é o local mais afetado. “Vimos que o movimento das cheias está sendo bem cuidado pela equipe da Defesa Civil estadual. Entretanto, de maneira proativa, disponibilizamos nossa equipe de técnicos para apoiar no que for preciso. Esta é a orientação da presidenta Dilma Rousseff e do ministro Fernando Bezerra Coelho”, afirmou o ministro em exercício.
“Estamos trabalhando para que a população local não seja gravemente afetada. Disponibilizamos ainda da parceria do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) para o repasse de informações relevantes”, explicou o secretário Humberto Viana.
O Ministério da Integração Nacional aguarda o envio do Plano de Trabalho, ainda em elaboração pelo estado, para liberar a verba necessária pelo Cartão de Pagamento de Defesa Civil (CPDC), que funciona como ferramenta estratégica para estados e municípios receberem recursos do governo federal.
O objetivo do cartão é proporcionar mais transparência e agilidade do envio de verbas públicas.
Fonte:
Ministério da Integração Nacional
Veja outras atitudes da área de cidadania
10/04/2012 19:46
Artigos Relacionados
Jorge Viana pede que bancos estatais deem mais prazo para empresários vítimas das cheias
Previdência antecipa pagamento de benefícios a vítimas do Rio de Janeiro para dia 25
Vanessa Grazziotin cumprimenta Dilma por ajuda a vítimas das cheias no AM
Familiares das vítimas do vôo 447 pedem apoio ao governo brasileiro
Governo brasileiro manifesta apoio a vítimas do terremoto na Turquia
Ricardo Santos registra apoio do governo no socorro às vítimas da enchentes no ES