Governo anuncia ações de educação ambiental e na área habitacional para recuperar Serra do Mar



Anúncio foi feito nesta sexta-feira, no Centro de Capacitação e Pesquisas em Meio Ambiente

  
Um amplo programa de educação ambiental e habitacional, para equacionar o problema das ocupações irregulares e degradação ambiental nas encostas da Serra do Mar, na Baixada Santista, foi apresentado na sexta feira,28, pelos secretários estaduais Xico Graziano, do Meio Ambiente, e Lair Krähenbühl, da Habitação. O anúncio das ações foi feito no Centro de Capacitação e Pesquisas em Meio Ambiente - CEPEMA, em Cubatão. Elas fazem parte do Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar, que constitui uma das prioridades do Governo do Estado.

“O direito à moradia digna tem o mesmo valor da preservação do meio ambiente equilibrado”, afirmou o secretário Graziano, que explicou que as ações de educação ambiental têm, entre outros, o objetivo de capacitar os moradores a se tornarem agentes ambientais, dentro de suas comunidades. Ele também ressaltou que a realização do projeto só está sendo possível graças à colaboração de todos, principalmente da Prefeitura de Cubatão, Câmara dos Vereadores, Promotoria Pública e comunidades, sem esquecer da própria integração entre as Secretarias do Estado. Graziano lembrou que os moradores que permanecerem – não forem removidos - nos bairros localizados junto ao Parque Estadual da Serra do Mar (PESM) terão que adotar um comportamento integralmente ambiental, incluindo a coleta seletiva, a ser implantada.

O secretário da Habitação, por sua vez, disse ser este “o maior projeto socioambiental já realizado”, também enfatizando a grande integração que vem acontecendo entre as Secretarias do Governo. Krähenbühl anunciou que onde houver risco à população haverá a remoção dos moradores, sendo que eles serão transferidos para moradias já construídas e contempladas com todos os aspectos previstos em construções sustentáveis, como por exemplo equipamentos de aquecimento solar.

Já o prefeito de Cubatão, Clermont Silveira Castor,  considerou os anúncios feitos como “um prêmio para o município, porque ao longo da história muitos projetos foram prometidos, mas não tiveram continuidade, e este começa com responsabilidade, atacando o problema desde a raiz, além de ter um princípio e um cronograma de cumprimento de ações”, observando que a apresentação realizada no CEPEMA sinaliza que “as coisas já estão acontecendo”.

No evento realizado no CEPEMA, foi assinado um protocolo de intenções entre a Secretaria do Meio Ambiente, por meio de sua Coordenadoria de Educação Ambiental, com a Prefeitura de Cubatão para o desenvolvimento das atividades de pesquisa e educação ambiental, que terão no CEPEMA - criado a partir de um acordo de compensação ambiental assinado em 2004, entre o sistema judiciário, a USP e a Petrobrás – o núcleo de convergência local e regional de informação de educação ambiental, com biblioteca, hemeroteca e videoteca, entre outros recursos. Oficinas temáticas, ciclo de palestras e exposições, também deverão ser promovidas. Estão previstos, ainda, cursos de profissionalização para crianças, jovens e adultos, que inclui parceria do SENAI. O endereço do Centro de Capacitação é Rodovia Cônego Domênico Rangoni (Estrada Piaçagüera-Guarujá), km 20, junto à Via Anchieta, em Cubatão.

Também no evento de hoje, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano - CDHU, vinculada à Secretaria da Habitação, apresentou o Projeto Habitacional do Bolsão 9, em Cubatão, que prevê a construção de 2.322 unidades residenciais, sendo 1.220 em fase de projeto, 940 em licitação para abrigar moradores a serem retirados da Vila Esperança e 162 em construção para abrigar os moradores da favela São Marcos.

O Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar enfoca a região de Cubatão com prioridade, por causa das ocupações irregulares nas encostas colocando em risco os moradores dos bairros Cota e de algumas outras áreas, além de prejudicar a qualidade das águas que abastecem a população da Baixada Santista. Outras ações, já em desenvolvimento, consistem no policiamento ostensivo para impedir novas ocupações e cadastramento dos atuais moradores de áreas na Serra do Mar.
 
Da Secretaria Estadual do Meio Ambiente

(S.M.)



09/30/2007


Artigos Relacionados


Recuperação da Serra do Mar: anunciadas ações de educação ambiental e habitacional

LÚCIO ALCÂNTARA DEFENDE AÇÕES NA ÁREA HABITACIONAL

Governo apresenta projeto habitacional para moradores da Serra do Mar

Unidades de conservação ambiental terão diretrizes para ações de educação

Escolas recebem recursos para ações na área de educação patrimonial

Ministério da Educação firma acordo com Exército para ações na área da saúde