Governo anuncia medidas para amenizar prejuízo da seca



Atento aos prejuízos causados pela estiagem no Nordeste, considerada uma das piores dos últimos anos, o governo federal anunciou medidas para amenizar o problema que atinge os produtores rurais das respectivas regiões. Além do Bolsa Estiagem, que integra o pacote de R$ 2,7 bilhões, divulgado pela presidenta Dilma Rousseff para amenizar os efeitos da seca, o socorro do governo chega também por meio da prorrogação até 2 de janeiro de 2013 das parcelas de empréstimos de custeio e investimentos, a vencer ou vencidas, dos produtores das regiões em situação de emergência. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), as parcelas poderão ser prorrogadas por prazo de um até cinco anos, dependendo do caso.

Com esses benefícios, o governo dá condições para que se estabeleça a reconstrução da produção pelos agricultores afetados pela seca no Nordeste, salientou o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho. Ele disse ainda que o ministério está atento às situações e constituiu um Grupo de Trabalho (GT) para acompanhar a evolução e o impacto da estiagem no Nordeste do País. 

O grupo é composto por técnicos, assessores e diretores do ministério e presidido pelo coordenador Geral de Estudos e Informações Agropecuárias da SPA, Marcelo Fernandes Guimarães. Entre os objetivos do GT, avaliar com peridiocidade o impacto da estiagem em ocorrência nos estados do Nordeste, dimensionar a real necessidade de transporte e os pontos de distribuição para abastecimento de milho, especificando locais de entrega, tempo necessário, logística e custo,  relatar a situação das dívidas assumidas em função da estiagem e os estoque de dívidas em que se encontram os produtores rurais da região afetada, e, propor plano de ação para os próximos seis meses, informou o secretário de Política Agrícola do ministério, Caio Rocha.

 

Fonte:
Ministério da Agricultura



25/04/2012 18:38


Artigos Relacionados


Medidas para amenizar prejuízo da seca

Paulo Davim sugere medidas para amenizar efeitos da seca no Nordeste

Áudio | Paulo Davim sugere medidas para amenizar efeitos da seca no Nordeste

Lídice da Mata anuncia convênios para amenizar seca no Nordeste

Hoffmann anuncia medidas para amenizar situação da estiagem

Governo comprará milho da Bahia e de outros estados para amenizar efeitos da seca