Hoffmann anuncia medidas para amenizar situação da estiagem



O secretário da Agricultura, Hermeto Hoffmann, fez um balanço das medidas adotadas pelo Executivo para atender as reivindicações dos agricultures que sofrem com a estiagem. Informou que o governo do Estado, nos últimos três anos, perfurou mais de 1.400 poços artesianos no Interior para garantir o abastecimento de água e que o Orçamento Participativo determinou a perfuração de mais 300 poços em 2002.

Disse que a secretaria está providenciando a compra de mais sementes de milho e feijão para fazer novos remanejos. Independentemente dessa determinação, a secretaria já havia liberado mais de 900 mil quilos de sementes de milho para reposição, cuja a distribuição é feita através dos sindicatos de trabalhadores rurais.

Hoffmann anunciou que até o final de fevereiro os agricultores atingidos pela seca poderão contar com recursos na ordem de R$ 10 milhões. Para receber os recursos, os municípios precisam estar regularizados junto ao Estado. Sobre o seguro agrícola, Hoffmann anunciou que 25 mil famílias estão seguradas e que, portanto, se encontram em situação mais tranquila em relação as demais.

O governo do Estado busca agendar audiências com os órgãos do governo Federal para tratar da questão. Na quinta-feira, o secretário deve ir a Brasília onde buscará conversar com o ministro da Agricultura, Pratini de Moraes. Conforme Hoffmann, a bancada gaúcha no Congresso conseguiu aprovar uma emenda para estimular a produção de leite, no orçamento de 2001. O valor a ser destinado é de R$ 6 milhões e o empenho deverá ocorrer até 31 de janeiro, caso contrário ficará inviabilizado. Na conversa com Pratini, Hoffmann tentará garantir o empenho do valor.



01/22/2002


Artigos Relacionados


Governo anuncia medidas para amenizar prejuízo da seca

Executivo e Legislativo debatem ações para amenizar as perdas com a estiagem

Medidas para amenizar prejuízo da seca

Cultura propõe medidas para amenizar a crise do Masp

Rosalba cobra medidas para amenizar queda no repasse do FPM

Renan pede medidas emergenciais para amenizar crise da Parmalat