Governo anuncia programa de acesso ao ensino técnico



Nesta quinta-feira (28), a presidenta Dilma Rousseff anunciou, no Palácio do Planalto, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec). O programa buscará ampliar o caminho de acesso à educação profissional para jovens do ensino médio e trabalhadores sem formação.

O Pronatec deverá contar com cerca de 600 unidades escolares administradas pelos 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e atendimento direto a mais de 600 mil estudantes, em todo o País.

Esta ação faz parte do programa Brasil Profissionalizado, do Plano de Desenvolvimento da Educação (PNE), e teve a adesão das 27 unidades da federação. 

Os recursos do programa virão do orçamento do Ministério da Educação, do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), do Sistema S (Sesi, Senai, Sesc e Senac) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). 
Esses valores serão repassados para construção, reforma, ampliação de infraestrutura escolar e de recursos pedagógicos, além da formação de professores.
Dilma e o ministro da Educação, Fernando Haddad, reuniram-se na quarta-feira (27) para fechar os últimos detalhes do programa, que incluirá a extensão do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), hoje restrito à graduação, para cursos técnicos de qualificação profissional.

 

Leia mais sobre o Pronatec no Portal Brasil.

Saiba mais sobre bolsas de estudo e crédito estudantil.

Leia mais sobre o Ensino Técnico.

 

Fonte:
Presidência da República



28/04/2011 18:12


Artigos Relacionados


Município pode se inscrever no programa de acesso ao ensino técnico Pronatec até dia 8

Presidenta sanciona lei que cria o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego

Programa de acesso ao ensino técnico está pronto para entrar em vigor, diz MEC

Programa educacional que une ensino médio ao ensino técnico está com 20 mil vagas

Sarney participa de cerimônia de sanção da lei de acesso ao ensino técnico

SP anuncia balanço do plano de ensino técnico