Governo assina acordo para reduzir gastos com telecomuniações com Telebras



Para reduzir custos com infraestrutura e serviços de telecomunicações, o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão assinou, nesta terça-feira (3), acordo de cooperação técnica com a Telecomunicações Brasileiras S.A. (Telebras). O objetivo do termo é compartilhar a utilização de fibras óticas, redes de duto, hospedagem de sistemas e banda de internet corporativa.

De acordo com o termo, o ministério vai realizar a cessão de fibras óticas e redes de dutos da Infovia Brasília para a Telebras, limitada ao quantitativo de rede existente, mediante análise técnica, desde que não interfira no acesso dos demais órgãos já conectados à rede. À Telebras, além da cessão de fibras óticas e rede de dutos, cabe hospedar até 10 sistemas do Ministério do Planejamento com o intuito de suportar rotinas e procedimentos administrativos dos órgãos integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (Sisp).

Para  o secretário de Logística e Tecnologia da Informação, Delfino Natal de Souza, o convênio é a base para a formação de uma agenda federativa que amplie a integração de ações no governo. “A assinatura desse convênio é uma vitória e um desafio, pois estamos construindo algo que não existe dentro da administração pública”, exaltou.

O termo de cooperação não contempla repasse de recursos financeiros e vai apoiar a disseminação de informações e o acesso aos serviços de governo eletrônico. A medida atinge os órgãos da administração pública direta e indireta, nas esferas federal, distrital, estadual e municipal, localizados na área metropolitana de Brasília, e o público-alvo do decreto 7.125/2010, que institui o Programa Nacional de Banda Larga.

O prazo de vigência do termo será de 12 meses, podendo ser prorrogado mediante termo aditivo e limitado a 60 meses, conforme interesse mútuo dos partícipes.

 

Sisp

O Sisp é a estrutura de governança pública utilizada pelo governo federal para a organização do trabalho, controle, supervisão e coordenação da área de TI na administração direta, autárquica e fundacional. Integram o Sisp 218 órgãos, sendo o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, por meio de sua Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, a unidade central do sistema.

 

Fonte:
Ministério do Planejamento



03/04/2012 17:39


Artigos Relacionados


Governador assina decreto para reduzir gastos públicos

Governo quer mais competição para reduzir custo da banda larga, diz presidente da Telebras

Jucá apresenta proposta para reduzir gastos do governo com pessoal

Jucá apresenta proposta para reduzir mais os gastos do governo com pessoal

Governo assina pacto com associações para reduzir consumo de sacolas plásticas

Governo fará auditoria na folha de pagamento do funcionalismo para reduzir gastos de custeio