Governo fará auditoria na folha de pagamento do funcionalismo para reduzir gastos de custeio



Para atingir a meta de redução de gastos de custeio, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, anunciou na quarta-feira (9) uma série de medidas. A principal delas é a contratação de uma auditoria externa para verificar as folhas de pagamento. Um decreto determinará a redução de gastos administrativos em 2011.

Com isso, haverá uma redução de 50% em diárias e passagens, além de limitações ao processo de autorizações, disse a ministra, que participou do anúncio do corte de R$ 50 bilhões nas despesas do Orçamento Geral da União de 2011, ao lado do ministro da Fazenda, Guido Mantega. A compra, reforma ou aluguel de imóveis e aquisição de novos veículos para uso administrativo está proibida.

Segundo a ministra, o governo vai dar continuidade a vários processos que estavam em andamento para atingir esse objetivo, entre eles o aprimoramento de um novo sistema de alerta de auditoria da folha do funcionalismo público, que deve entrar em operação em outubro. 

“Estamos parametrizando [classificando a partir de certos parâmetros] uma série de itens da folha. Se estiver fora do parâmetro, vamos ver se justifica ou não. É um sistema importante para auxiliar trabalho de auditoria interna”, disse.

Outro sistema vai verificar indícios de irregularidades no acúmulo de cargos e de aposentadoria. Para operacionalização do sistema, cruzamentos de dados do governo federal com os de estados e do Distrito Federal serão feitos semestralmente.

Até o momento, 13 unidades da Federação aderiram ao programa de cruzamento de dados do cadastro federal, disponível pelo Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape), que foi disponibilizado em janeiro.


Fonte:
Agência Brasil



25/02/2011 10:30


Artigos Relacionados


TCU fará auditoria nos contratos e na folha de pagamentos do Senado, diz Sarney

Governo limita gastos de custeio em 33% até publicação da Lei Orçamentária

Arthur Virgílio alerta para crise no Leste Europeu e defende corte de gastos de custeio pelo governo

Antonio Carlos Júnior critica aumento de gastos de custeio do governo federal

Governo fará auditoria nas contas do Fundo de Pensão Portuária

Governo assina acordo para reduzir gastos com telecomuniações com Telebras