Governo atende 217 prefeituras do Maranhão em um dia
A participação das prefeituras do Maranhão no Encontro Estadual com Novos Prefeitos e Prefeitas, realizado nesta quinta-feira (07), é de 100%. As 217 prefeituras foram atendidas. Os prefeitos que não compareceram no evento foram representados por seus vices, secretários e assessores. Mas o número de prefeitos presentes também foi significativo: 138.
De acordo com a ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, essa adesão ao evento é uma demonstração de que os municípios precisam de atendimento personalizado. “No Encontro, os gestores municipais são atendidos individualmente e, com isso, podem solucionar pendências pontuais que tenham para obter recursos federais. Trata-se de um evento técnico, que favorece a execução de obras e de programas sociais”, explicou.
Com o Encontro do Maranhão, a ministra Ideli Salvatti já esteve em 24 estados para levar as informações do governo federal para que os municípios tenham acesso garantido aos recursos que a União disponibiliza por meio de programas, convênios e parcerias. O evento, no entanto, está em sua 27ª edição, pois, em estados com número muito grande de prefeituras, como Minas Gerais e São Paulo, foram realizados mais de um Encontro.
“A ordem da presidenta Dilma é clara: precisamos ir até onde as coisas acontecem, onde os cidadãos recebem os benefícios da administração pública para otimizar a gestão municipal e melhorar a vida das pessoas. Estamos aqui para que todos os prefeitos, principalmente aqueles que estão no seu primeiro ano de mandato, possam oferecer melhorias à população. Estamos aqui, também, para reforçar que as prefeituras podem contar com a ajuda do governo federal para isso”, disse a ministra Ideli Salvatti.
Em sua fala, a ministra destacou os investimentos do governo federal no Maranhão. São recursos disponíveis aos municípios por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC); Bolsa Família; Minha Casa, Minha Vida; Pronaf; entre outros. “Dentro do PAC, já entregamos mais de 286 máquinas que vão melhorar as estradas vicinais, facilitando o escoamento da produção agrícola. Ao todo, 202 municípios são beneficiados por essa ação. Pelo PAC, as obras concluídas já somam um investimento de R$ 14,3 bilhões no estado”, afirmou.
Já a governadora Roseane Sarney destacou a importância do encontro para orientar os prefeitos e ressaltou o crescimento do Estado." O Maranhão está se desenvolvendo em todas as regiões, não só na capital. É o estado que mais se desenvolve no Nordeste", disse a governadora.
Participaram do encontro no Maranhão os ministros do Turismo, Gastão Vieira; e de Minas e Energia, Edison Lobão; além da governadora do estado, Roseana Sarney, parlamentares e outras autoridades do Maranhão. Durante todo o dia, técnicos de doze ministérios, além de representantes da Funasa, Controladoria-Geral da União, Caixa Econômica Federal, Sebrae e Banco do Brasil, atenderão reservadamente os gestores municipais nas Salas de Atendimentos Individualizados. Na programação do Encontro, também são oferecidas palestras sobre políticas para a Saúde e a Educação.
O objetivo do Encontro é intensificar as orientações aos novos gestores sobre os programas, as ações e as linhas de financiamento disponíveis para as cidades. As capacitações serão realizadas em todos os estados brasileiros.
O primeiro estado a realizar o encontro foi em Sergipe, seguido por Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Piauí, Rio Grande do Norte, Pará, Paraná, Ceará, Tocantins, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Acre, Rondônia, Goiânia, Paraíba, Alagoas, Amazonas, Roraima, Amapá, Rio Grande do Sul e, agora, o Maranhão.
Fonte:
Secretaria de Relações Institucionais
08/11/2013 12:03
Artigos Relacionados
CAFETEIRA: PREFEITURAS DO MARANHÃO FAZEM DIA 27 PROTESTO CONTRA CRISE
Prefeituras solicitam ajuda ao Governo
Governo repassa R$ 295 milhões em ICMS às prefeituras
Governo publica decreto que desburocratiza contratos com prefeituras
Governo SP registra crescimento em repasses de ICMS às prefeituras
Pavan pede ao governo que socorra pequenas prefeituras