Governo comemora aprovação do novo Plano de Carreira da Brigada Militar



A Assembléia Legislativa aprovou por unanimidade nesta quarta-feira, dia 28/08 os projetos do governo do estado que tratam do Plano de Carreira e do Estatuto dos Servidores da Brigada Militar. O líder do governo, deputado Ivar Pavan (PT) disse que estas proposições foram construída em conjunto com a categoria ao longo dos últimos meses, visando a valorização destes servidores públicos. "Foi no governo Olívio Dutra que a BM conquistou um plano de carreira", assinalou o deputado petista.

O projeto do governo do estado organiza o Plano de Carreira da BM. A proposta atende antiga reivindicação dos praças e possibilita aos servidores militares de nível médio a ascensão ao posto de tenente ao longo da carreira, que inicia na graduação de soldado. "O governo disse que as mudanças devem beneficiar os excluídos, humilhados e preteridos da base da BM, além de garantir os direitos de cada um e de todos", apontou Pavan.

Referindo-se aos investimentos na área da segurança, o líder do governo lembrou que já foram contratados 3.287 novos servidores para a área e outros 3.797 estão fazendo o concurso. Ele disse que também foi regularizada a integralidade do risco de vida e regulamentadas as horas extras. Além disso, o governo também investiu na formação e na capacitação de mais de 25 mil servidores e no novo Regulamento Disciplinar da BM, que ficou mais democrático. "Estava faltando concretizar o Plano de Carreira da categoria".

No que se refere ao estatuto da BM, o projeto possibilita alterações nas carreiras dos servidores militares de nível médio, ou seja, os praças. Com a mudança eles passam a ser chamados de militares estaduais, conforme determina a Constituição Federal, com postos que serão preenchidos através de promoções de soldado a tenente, agora através de ato do governador, como ocorre com os oficiais e não mais apenas pelo comandante-geral da BM.

Pavan disse, ainda, que o projeto garante aos praças o porte de armas em serviço ativo ou inativo, o que só era permitido aos oficiais. Pelo projeto, de soldados a tenentes serão denominadas de Militares Estaduais de Nível Médio e de capitães a coronéis de Militares Estaduais de Nível Superior. "Estas propostas atendem antigas reivindicações dos militares", acrescentou Pavan.

08/28/2002


Artigos Relacionados


João Osório articula mudanças no plano de carreira da Brigada Militar

Polícia Militar terá novo plano de carreira

Onyx propõe mudança no ingresso da carreira da Brigada Militar

Governo anuncia novo plano de carreira para a PM

Plano de Carreira beneficia 64 mil cabos e soldados da Polícia Militar

Sarney defende aprovação de plano de carreira