Governo de Israel suspende restrições à carne de São Paulo



Importações estavam suspensas desde outubro de 2005, depois da descoberta dos focos de febre aftosa no MS e PR

Israel volta a importar carnes desossadas e miúdos bovinos provenientes do Estado de São Paulo. As importações dos produtos estavam suspensas desde outubro do ano passado, depois da descoberta dos focos de febre aftosa no Mato Grosso do Sul e Paraná. A informação foi confirmada na última semana pela Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura. 

Segundo o coordenador geral de acordos bilaterais e regionais da SRI, Márcio Rezende, o fim do embargo comercial sinaliza a abertura do mercado israelense à carne brasileira. " O Estado de São Paulo não registrou casos de febre aftosa, mas sofreu com as restrições".

Mas por ora, os estados onde houve casos da doença – como no Mato Grosso do Sul e no Paraná – continuam sem exportar para Israel. Em 2005, Israel importou do Brasil cerca de US$ 44, 5 milhões em carnes bovina, suína, aves e miúdos.

Peru também suspende embargo

A Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura também informou que terminou o prazo de 180 dias de embargo à carne suína e bovina brasileira imposta pelo Peru. As restrições comerciais haviam sido impostas no dia 17 de janeiro e valiam para produto de todo o País, com exceção do Acre, dois municípios Amazonenses, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Rondônia.

A partir de agora, os produtos que atenderem aos requisitos sanitários podem ser exportados normalmente para o Peru. No ano passado, o Brasil exportou

05/29/2006


Artigos Relacionados


Jayme Campos pede mais empenho do governo em relação às restrições da União Européia contra a carne brasileira

Governo brasileiro suspende importação de carne paraguaia por causa de novo foco de febre aftosa

Brasil reabre importações de carne do Paraguai com restrições

ADEMIR PROTESTA CONTRA RESTRIÇÕES NA COMERCIALIZAÇÃO DA CARNE DO PARÁ

Kátia Abreu elabora abaixo-assinado contra restrições européias à carne brasileira

Fiscalização suspende venda de carne de frango de três empresas