Maioria das comunidades quilombolas do Estado vive no Vale do Ribeira



Nesta semana, Governo de São Paulo anunciou investimentos para beneficiar população

O Estado de São Paulo tem mais de 35 comunidades quilombolas, concentradas em sua grande maioria no Vale do Ribeira. Na última segunda-feira, 17, representantes de 20 destas comunidades se reuniram com o governador Geraldo Alckmin, no Palácio dos Bandeirantes para a assinatura de dois convênios, um para a recuperação de estradas de acesso e outro para a produção de mel na região.

Os moradores dessas comunidades são, em sua maioria, descendentes de escravos negros, trazidos ao Brasil durante a colonização portuguesa. Os quilombos serviam como refúgio ou núcleos de resistência de escravos que escapavam dos engenhos de cana-de-açúcar e fazendas de café.

Na comunidade quilombola de André Lopes - a primeira do Estado de São Paulo a ter uma escola, a EE Maria Antonia Chules Princesa - o governador Geraldo Alckmin anunciou ainda a construção de uma Etec (Escola Técnica Estadual), voltada ao ecoturismo. A ideia é capacitar os moradores para o turismo regional, além de melhorar a renda dos quilombolas.

Do Portal do Governo do Estado



09/18/2012


Artigos Relacionados


Governo de SP atua em prol de comunidades quilombolas no Vale do Ribeira

Governo anuncia investimentos em comunidades quilombolas do Vale do Ribeira

Marrey visita três comunidades quilombolas do Vale do Ribeira

Justiça: Quilombolas participam de 1ª audiência pública no Vale do Ribeira

Justiça: Quilombolas participam de 1ª audiência pública no Vale do Ribeira

Estado reafirma Compromisso Paulista com o Vale do Ribeira