Governo deve lançar programa de erradicação da pobreza em maio



O governo federal deve lançar em maio o programa de erradicação da pobreza, promessa de campanha da presidenta Dilma Rousseff que vem sendo tratada como um dos eixos estruturantes das políticas públicas do governo. Nesta terça-feira (12), enquanto a presidenta está em visita à China, ministros envolvidos no desenho do plano se reuniram na Casa Civil.

A reunião serviu para ajustar detalhes do programa já apresentado à presidenta na semana passada pela ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello. Participaram da discussão desta terça, além de Tereza Campello, o ministro da Educação, Fernando Haddad, o ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, da Justiça, José Eduardo Cardozo e o secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho.

Além das pastas representadas na reunião, o programa envolve ações do Ministério do Planejamento, Fazenda, Saúde, Trabalho e Desenvolvimento Agrário.

O programa deverá ter três frentes: inclusão produtiva, ampliação da rede de serviços sociais do governo e a continuação da ampliação da rede de benefícios. Quando a presidenta pediu o desenho do programa para a ministra Tereza Campello, também deixou claro que o governo precisava redefinir uma linha de pobreza para identificar quem será beneficiado pelo programa.

Existe no governo a preocupação de que o programa não tenha caráter assistencialista. A visão é de que se incluam ações de incentivos a arranjos produtivos, cooperativas, pequenos empreendedores, geração de empregos e qualificação profissional.


Fonte:
Agência Brasil



12/04/2011 19:38


Artigos Relacionados


Cortes não afetarão programa de erradicação da pobreza, assegura governo

Adiada audiência sobre programa do governo para erradicação da pobreza extrema

Rio Grande do Sul lança programa de erradicação da pobreza extrema

Começa exposição da ministra Tereza Campelo sobre programa de erradicação da pobreza

COMISSÃO DE ERRADICAÇÃO DA POBREZA QUESTIONA PROGRAMAS DO GOVERNO

Governo deve lançar Plano Brasil sem Miséria no dia 2 de junho