Governo discute implantação de delegacia especial do torcedor



O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e o diretor do Departamento de Defesa dos Direitos do Torcedor, Paulo Castilho, reuniram-se nesta quinta-feira (21), em São Paulo, com o procurador-geral de Justiça de São Paulo, Márcio Elias Rosa, para debater medidas contra a violência no futebol, como a implantação da Delegacia Especializada do Torcedor em São Paulo.

Participaram do encontro o desembargador e coordenador do Juizado do Torcedor de São Paulo, Guilherme Strenger, e o representante da  Secretaria de Segurança Pública de São Paulo Eduardo Oliveira.

Durante a reunião, Paulo Castilho oficializou sua saída do Ministério do Esporte para retornar o cargo de promotor na área de combate à violência no futebol. Eventualmente, Castilho será consultor informal do Ministério.

A Delegacia Especializada do Torcedor tratará de assuntos específicos do futebol, incluindo a detenção de torcedores banidos dos estádios e a autuação por crimes em torno do espetáculo esportivo. As primeiras ações devem acontecer no início do próximo ano.

Para o ministro do Esporte, a violência é incompatível com o futebol, que, segundo ele, é meio de aproximação e de confraternização entre as pessoas. “A reunião teve como objetivo coibir a violência para que ela não contamine o futebol com um fenômeno indesejável", afirmou. "Para isso, o torcedor violento tem que ser punido e afastado dos estádios."

Política permanente

Para o procurador-geral Márcio Rosa, a união das experiências do Ministério do Esporte com as da Procuradoria e as da Secretaria de Segurança Pública é importante para definir as medidas a serem adotadas e alinhar a visão local com as ações desenvolvidas pelos país afora. "Temos que combater a violência nos estádios, e essa reunião busca definir uma política permanente de atuação do Estado brasileiro nessa questão", disse.

Com a missão de ajudar no combate à violência no futebol, Paulo Castilho deixa em dezembro o Ministério do Esporte. Ele vai assumir no próximo mês o cargo de promotor de Justiça designado pelo procurador-geral do estado de São Paulo para combater a violência no futebol.

"É um desafio enorme vencer a violência no futebol, principalmente entre as torcidas organizadas, acabando com a sensação de impunidade que paira nos espetáculos esportivos", avaliou Castilho.

Fonte:
Ministério do Esporte



22/11/2013 18:51


Artigos Relacionados


Ministério discute implantação de delegacia do torcedor

Juizado Especial de Defesa do Torcedor, em SP, vai ouvir torcedores e coibir cambistas

Audiência discute implantação da rastreabilidade de medicamentos

Audiência discute implantação de televisão comunitária

Lembo participa da implantação de núcleo da Frente de Trabalho Especial

Governo cria a 2ª Delegacia Seccional de Campinas