Governo do Estado quer a participação da sociedade e de entidades de classe para reduzir acidentes



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'Um dos onze programas estratégicos que vêm sendo desenvolvidos pela Secretaria dos Transportes é o de redução de acidentes rodoviários, principalmente os com vítimas fatais. Essa é uma das metas do Governo do Estado de São Paulo e, para atingi-la, esperamos contar com a colaboração da sociedade, transportadores e entidades de classe patronais e de empregados', afirmou o secretário dos Transportes, Michael Paul Zeitlin, durante o segundo workshop sobre Transporte de Produtos Perigosos, realizado ontem (08), em Paulínia. A cada mês, 220 pessoas, em média, perdem a vida no asfalto das rodovias paulistas. Deste número, 40% dos óbitos são por atropelamentos, sendo que 50% ocorrem debaixo de passarelas. 'Se conseguirmos acabar com os índices de atropelamentos poderemos dizer que o esforço inicial já foi válido', completou o secretário. Comissão de Estudos Para atingir a meta, em 1999 a Secretaria dos Transportes criou uma Comissão de Estudos e Prevenção de Acidentes no Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos que está gerando uma série de subcomissões regionais. A primeira, de Paulínia, foi empossada na reunião de ontem pelo secretário Zeitlin com o propósito de estudar a legislação, as normas de segurança e os modos de fiscalização, bem como as causas dos acidentes e meios para reduzi-los. Outras subcomissões deverão ser instaladas nas regiões da Baixada Santista, Vale do Paraíba e Ourinhos. 'A comissão e as subcomissões regionais também têm por função o trabalho de esclarecimento, conscientização e cooperação com todos que, em seus diversos segmentos, estão ligados ao transporte de produtos perigosos', explicou Antônio Galvão Álvares de Abreu, assessor da Secretaria de Transportes e coordenador do programa. O Programa de Redução de Acidentes atuará em quatro frentes de trabalho: a criação de um sistema de informações; ações de engenharia, aumento do policiamento rodoviário e conseqüente intensificação das fiscalizações; e uma campanha educativa de conscientização da sociedade como um todo. 'A idéia é coordenar as atitudes isoladas dos órgãos governamentais e da sociedade para somar os esforços e obter melhores resultados', ressaltou Zeitlin. Projeto Tamoios Um primeiro projeto piloto educacional de segurança nas estradas foi implantado em São José dos Campos e envolve os 2 mil alunos das quatro escolas lindeiras aos dez primeiros quilômetros da rodovia dos Tamoios. Com a ajuda dos alunos, a Secretaria dos Transportes espera conscientizar a população da região sobre o uso adequado da estrada e reduzir o número de acidentes fatais. Durante três meses, os alunos realizaram visitas monitoradas aos pontos críticos da rodovia, fizeram análise do meio externo às escolas e discussões com as comunidades lindeiras. A primeira etapa dos trabalhos foi encerrada na semana passada, quando um grupo de 500 alunos realizou a exposição de painéis de fotos, mapas e plantas dos pontos críticos da estrada, além de apresentações

05/09/2000


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