Alvaro quer suspender convênios do governo com entidades que não prestam contas à Receita e à sociedade



O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) quer suspender os convênios do governo federal assinados com entidades ligadas à reforma agrária que não prestam contas e nem declaram à Receita Federal as verbas recebidas de doadores. O senador, presidente da CPI Mista da Questão Fundiária, em entrevista à Rádio Senado, acusou a Confederação das Cooperativas de Reforma Agrária (Concrab) de receber dinheiro e não prestar contas, de acordo com um relatório parcial distribuído aos 24 membros da CPI.

Segundo o senador, a Concrab recebeu, nos últimos seis anos, cerca de US$ 772 mil (o equivalente a mais de R$ 2 milhões) em doações de entidades estrangeiras, sem declaração à Receita Federal e sem qualquer prestação de contas ao governo brasileiro.

- Não é possível que se queira manter na clandestinidade a aplicação de recursos públicos, principalmente em se tratando de entidades que se valem de recursos públicos e que não prestam contas à sociedade, não apresentam informações nem mesmo à Receita Federal - disse Alvaro Dias à Rádio Senado, por telefone, direto do Paraná.

A Concrab tem assinados cinco convênios com o governo federal no setor técnico-agrícola e para alfabetização em assentamentos de trabalhadores rurais. O relator da CPI, deputado João Alfredo (PT-CE), acusou o senador de usurpar suas funções, divulgando informações que deveriam permanecer sigilosas "com o propósito de atacar o governo Lula". Alvaro Dias respondeu que as informações são de interesse da sociedade, são públicas, e não podem permanecer guardadas. A CPI mista funciona há nove meses e foi criada para traçar um perfil da situação fundiária do país.



13/10/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Governo do Estado quer a participação da sociedade e de entidades de classe para reduzir acidentes

Funcionários da Ospa prestam contas à Assembléia sobre negociações com governo

MOZARILDO QUER QUE RECEITA CONTROLE TRANSFERÊNCIA PELAS CONTAS CC5

Governo vai criar fundo para ajudar entidades da sociedade civil

Capiberibe quer maior participação da sociedade na fiscalização das contas públicas

Alvaro Dias pede que TCU faça auditagem dos convênios entre o governo e a Anara