Governo e comunidades indígenas debatem Lei Maria da Penha
O governo federal está oferecendo uma série de seminários para esclarecer os homens e mulheres indígenas sobre a Lei Maria da Penha. O tema foi abordado no programa Brasileiras – uma edição especial do Brasil em Pauta – nesta quarta-feira (24), que trouxe a coordenadora de Gênero e Assuntos Geracionais da Fundação Nacional do Índio (Funai), Leia Bezerra, para responder questionamentos de radialistas.
Segundo a coordenadora, a intenção do governo “não é implementar a lei, mas sim levar a informação às mulheres indígenas sobre esse novo instrumento que foi elaborado”. Ela informou que a questão requer muito cuidado por parte da Funai, que, para realização dos seminários, conversou com os movimentos e organizações indígenas para elaboração da metodologia de trabalho.
“Nossa intenção é que as comunidades indígenas, principalmente as mulheres, sejam informadas desse novo instrumento e que as próprias comunidades possam de fato decidir se é bom ou ruim, se elas querem ou não querem se utilizar desse instrumento. Quem vai realmente dizer se a lei pode ser implementada são os próprios povos, eles têm autonomia para isso”, informou Leia.
Até 2012, a Funai realizará 13 Seminários sobre os Direitos dos Povos Indígenas e a Lei Maria da Penha. De acordo com a fundação, o trabalho tem o objetivo de informar e prevenir contra todas as formas de violência que recaem sobre as mulheres. Até agora, já foram realizados seminários em Cuiabá (MT), com a participação de 30 homens; em Manaus (AM), com a participação de 35 homens; e em Maceió (AL), com a participação de 30 homens.
A iniciativa está direcionada para o fortalecimento das mulheres em conjunto com os homens, tendo em vista seus direitos e especificidade desses povos, considerando seus usos, costumes e tradições articulados com a Lei Maria da Penha.
Fonte:
Blog do Planalto
24/08/2011 12:47
Artigos Relacionados
Comunidades tradicionais e indígenas debatem Rio+20
SPM e governo do DF apoiam Leia Maria da Penha para rurais
Governo criará observatório para acompanhar a execução da Lei Maria da Penha
Governo garante que Belo Monte não atingirá comunidades indígenas
Fátima defende diálogo do governo e do Congresso com as comunidades indígenas
Governo quer mais delegacias de atendimento à mulher para que Lei Maria da Penha funcione