Fátima defende diálogo do governo e do Congresso com as comunidades indígenas



Ao comentar a visita a Rondônia da comissão externa do Senado que examina conflitos fundiários em terras indígenas, a senadora Fátima Cleide (PT-RO) chamou a atenção para alguns aspectos da disputa pela exploração de diamantes na reserva Roosevelt, do povo cinta larga. Segundo a parlamentar, essa -delicada questão- referencia toda uma discussão no Executivo e no Congresso Nacional sobre mineração em terras indígenas e, em sentido mais amplo, sobre o relacionamento do Estado e da sociedade brasileira com as comunidades indígenas, seus direitos naturais e constitucionais e suas práticas e projetos em relação aos recursos em seus territórios.

Em primeiro lugar, Fátima destacou que, para tratar de iniciativas que envolvem os direitos e os deveres das comunidades indígenas é preciso contatá-las diretamente, ouvir com atenção e respeito as suas lideranças e organizações. Ela recomendou ainda a leitura do documento produzido em assembléia geral indígena, ocorrida em 27 e 28 de maio deste ano, em Porto Velho. Esse documento, afirmou a representante de Rondônia, dirige-se às autoridades e à sociedade brasileiras para os temas que mais afligem as comunidades indígenas de Rondônia neste momento, sendo o caso Cinta-Larga o tema mais debatido e o que mereceu maior destaque no documento.

A parlamentar disse também ter a certeza de que os parlamentares da comissão encontrarão as lideranças indígenas ainda ativas, mobilizadas e concentradas em definir e implementar as soluções para seus problemas em curto, médio e longo prazos. Segundo a senadora, os índios acreditam em sua própria capacidade e confiam no governo Luiz Inácio Lula da Silva que, segundo eles mesmos, é -o único governo que se dignou a ouvir os índios-.



21/06/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Líderes indígenas cobram diálogo com Congresso e criticam PEC que restringe demarcação de terras

Avança diálogo entre governo, indígenas e produtores em MS

Governo e comunidades indígenas debatem Lei Maria da Penha

Governo garante que Belo Monte não atingirá comunidades indígenas

Governo do Distrito Federal busca diálogo com indígenas, diz diretora da Terracap

Jucá registra ações emergenciais do governo para socorrer comunidades indígenas em Roraima