Governo e servidores discutem reivindicações do funcionalismo público
O Ministério do Planejamento recebe nesta quarta-feira (6) professores de universidades federais e de diversas categorias do serviço público para discutir reivindicações conjuntas para o funcionalismo. A reunião acontece em Brasília, com o secretário de Recursos Humanos do ministério, Duvanier Ferreira. O encontro estava previsto para terça-feira (5), quando docentes realizaram uma série de manifestações pelo País. A ideia da categoria é negociar ao máximo antes de iniciar uma greve.
Segundo o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), os protestos dos professores ocorreram em diversos estados, como São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia, Rio de Janeiro e Amazonas. Além de caminhadas, os docentes distribuíram panfletos com as reivindicações da categoria, organizaram debates e fecharam acessos às instituições.
A Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra) cobra engajamento dos docentes na mobilização. Trabalhadores ligados à entidade estão greve em 47 universidades por aumento de salário. "Entramos sozinhos [na greve], na expectativa de que outras entidades viessem conosco até agosto, antes do fechamento do Orçamento de 2012", disse Léia Oliveira, uma das coordenadoras da Fasubra. Para ela, o apoio dos docentes pode facilitar as negociações.
Sem descartar uma greve para agosto, o Andes espera as negociações com o Ministério do Planejamento. Na próxima semana, durante encontro nacional, o sindicato promete se manifestar sobre as proposta do governo.
Fonte:
Agência Brasil
06/07/2011 17:32
Artigos Relacionados
Trabalhadores rurais discutem em Brasília pauta de reivindicações do Grito da Terra
Papaléo homenageia funcionalismo público
Funcionalismo público está envelhecendo, diz estudo
(Flash) - Funcionalismo público receberá gratificação
Senado vota MPs que tratam do funcionalismo público
Funcionalismo público não reflete diversidade do povo brasileiro