Governo e sociedade civil se reúnem para analisar documentos com metas para Rio+20



Com o objetivo de ampliar o diálogo social sobre o desenvolvimento sustentável, será realizado na próxima quarta-feira (15), em Brasília, o evento “Agendas Nacionais de Desenvolvimento Sustentável”. O encontro visa também definir metas, indicadores e mecanismos de gestão e controle social que possam assegurar um legado positivo para a Rio+20 - Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, que será realizada em junho no Rio de Janeiro.

A atividade integra a série de “Diálogos Sociais: rumo à Rio+20”, promovida pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) em parceria com a Secretaria-Geral da Presidência da República.

A abertura contará com a participação do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e do ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Moreira Franco, secretário-executivo do CDES.

Em seguida, será realizado um painel com apresentações de representantes da academia, empresariado, governo, trabalhadores e movimentos sociais, confrontando as metas estratégicas do documento “Acordo para o Desenvolvimento Sustentável” com o rascunho de 19 páginas (zero draft) preparado pela Organização das Nações Unidas (ONU), com sugestões de vários países, visando à declaração final da Rio+20.

No final dos debates, serão definidas recomendações, a serem encaminhadas à Secretaria Executiva da Comissão Nacional da Rio+20 e divulgadas para a sociedade.

Histórico

Desde 2010, o CDES vem debatendo o tema desenvolvimento sustentável e mobilizando a sociedade civil com o intuito de cooperar para o estabelecimento de compromisso político com esse tema. Desta articulação, foi estabelecido o Acordo para o Desenvolvimento Sustentável – firmado por mais de 70 organizações da sociedade civil - que contribuiu para a confecção do documento brasileiro enviado à ONU como subsídio para o zero draft.

 

Fonte:
Secretaria-Geral da Presidência da República

 



13/02/2012 13:17


Artigos Relacionados


Governo vai criar fundo para ajudar entidades da sociedade civil

Governo divulga selecionados da sociedade civil para comitê gestor do Xingu

COMISSÕES SE REÚNEM AMANHÃ PARA ANALISAR A LEI PELÉ

Comissões mistas quase nunca se reúnem para analisar as MPs

Comissões mistas quase nunca se reúnem para analisar as MPs

Senado e Câmara reúnem-se nesta quarta para analisar 1.012 vetos presidenciais