Governo e supermercados discutem qualificação para agricultores familiares
O andamento do acordo de cooperação entre o governo federal e a rede varejista no âmbito do Plano Brasil Sem Miséria foi tema de reunião que aconteceu nesta segunda-feira (23), em Brasília, entre os ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
O assunto principal em pauta foi a qualificação dos empreendimentos da agricultura familiar para acesso ao mercado da rede varejista. O MDA apresentou as linhas gerais da chamada pública que deverá ser publicada no primeiro semestre deste ano. O ministério pretende investir cerca de R$ 4 milhões, com o objetivo de atender pelo menos 100 empreendimentos. Está é a primeira chamada pública para empreendimentos de pessoas jurídicas que têm interesse em receber qualificação e apoio do governo para vender para a rede varejista.
No encontro, o diretor do Departamento de Geração de Renda e Agregação da BValor do MDA, Arnoldo de Campos, falou também sobre a Rede Brasil Rural, plataforma lançada em dezembro de 2011, que apresentará soluções para o acesso a insumo, suporte à produção, beneficiamento e processamento da produção, logística e acesso a mercados. A plataforma servirá de instrumento de acesso aos mercados dos pequenos varejistas.
Acordo
O acordo entre os ministérios com a Abras funciona nas cinco regiões do País. Suas ações promovem a capacitação, contratação de mão de obra e aquisição de produtos da agricultura familiar pelas lojas filiadas à Abras.
O pacto funciona como estratégia para inclusão produtiva, proporcionando geração de emprego para a juventude que vive em extrema pobreza e priorizando compra de produtos diferenciados de agricultores familiares nesta condição.
As compras foram iniciadas em 2011 e os estados que aderiram mais recentemente às ações foram os do Centro-Oeste: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Além das redes de supermercados de atuação regional, outras de alcance nacional como Wallmart e Grupo Pão de Açúcar já comercializam os produtos da agricultura familiar.
Fonte:
MDA
23/01/2012 21:16
Artigos Relacionados
Governo libera 30 mil toneladas de trigo para agricultores familiares do RS
Agricultores familiares fornecerão sementes crioulas para governo federal
Governo libera R$ 63 milhões para agricultores familiares da região serrana
Governo recebe reivindicações de agricultores familiares
Governo inicia pagamento do Garantia-Safra a agricultores familiares de Alagoas
Agricultores familiares afetados por seca do Sul pedem ajuda financeira ao governo federal