Governo recebe reivindicações de agricultores familiares



O ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência da República) recebeu a pauta da 10ª Jornada de Lutas, organizada pela Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf).

A reunião, realizada no Palácio do Planalto, em Brasília, contou com a presença de Carlos Gabas, secretário-executivo do Ministério da Previdência, de João Marcelo Intini, diretor da  Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e lideranças da entidade de vários estados.

Marcos Rochinski, coordenador-geral da Fetraf, destacou as reivindicações consideradas prioritárias na pauta - a ampliação da licença-maternidade de 120 para 180 dias e melhorias no atendimento previdenciário.

Segundo ele, a pauta nacional dos agricultores familiares foi construída a partir de um conjunto de sugestões trabalhadas em cada estado e região. 

Outro ponto em destaque na pauta é relativo à habitação rural. De acordo com a entidade, o orçamento deste ano referente às obras do Minha Casa Minha Vida entidades não foi liberado, situação que tem causado atraso em diversas obras, afirmou Elvio Motta, coordenador de Habitação da Federação.

Devolutiva 

Gilberto Carvalho informou que até o final de abril o governo federal dará as respostas à pauta apresentada pela Fetraf. Nos meses de março e abril haverá o desdobramento das negociações nos diferentes ministérios - como os do Desenvolvimento Agrário, Desenvolvimento Social, Integração e Meio Ambiente.

Fonte:
Secretaria-Geral da Presidência da República 



28/02/2014 12:28


Artigos Relacionados


MALDANER CONCLAMA O GOVERNO A ATENDER ÀS REIVINDICAÇÕES DOS AGRICULTORES

Governo e supermercados discutem qualificação para agricultores familiares

Governo libera 30 mil toneladas de trigo para agricultores familiares do RS

Agricultores familiares fornecerão sementes crioulas para governo federal

Governo libera R$ 63 milhões para agricultores familiares da região serrana

Governo inicia pagamento do Garantia-Safra a agricultores familiares de Alagoas