Governo facilita acesso aos benefícios sociais das comunidades do Rio de Janeiro
Os 6,3 mil beneficiários do programa Bolsa Família, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), moradores da Rocinha e do Vidigal, no Rio de Janeiro, poderão, a partir dessa semana, fazer o saque do pagamento em duas unidades móveis de atendimento da Caixa Econômica Federal instaladas nas comunidades. O objetivo é facilitar a vida dos moradores enquanto duas novas agências estão em construção.
O atendimento das unidades itinerantes é feito em dois caminhões e oferece diversos serviços bancários, como abertura de contas correntes e poupanças, pagamento de contas, saques, depósitos, pagamento de Programa de Integração Social (PIS) e abono salarial, solicitação de emissão de Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), entre outros.
De acordo com dados da Caixa, nos primeiros dias de atendimento a maior demanda dos moradores foi por informações acerca dos procedimentos para abertura de contas e pagamento de benefícios como o Bolsa Família.
A diretora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) que atende à população dos dois morros, Joelma Ferreira, disse que as duas comunidades contam hoje com grande número de beneficiários distribuídos em distintas faixas de renda e carecentes desse tipo de atendimento. Atualmente, o MDS tem cadastrados cerca de 5.410 beneficiários do Bolsa Família na Rocinha e 925 no Vidigal.
"A unidade móvel foi instalada na nossa porta, o que facilitou bastante a vida dos usuários do Cras”, avalia Joelma. “Todos eles já sabem como proceder, que tipo de serviço está sendo prestado e como funciona a unidade. Esse tipo de ação é sempre bem-vinda em comunidades como essas, que muitas vezes carecem desse tipo de atendimento.”
Acesso facilitado
O gerente de Canais de Atendimento da Caixa, Luiz Carlos Peserico, acredita as ações de pacificação dos morros do Rio facilitaram a implantação do serviço de unidades móveis nas comunidades. “O acesso à informação em toda a comunidade ficou mais fácil. Agora, todos os correntistas da Caixa e beneficiários de programas como o Bolsa Família podem ter maior acesso.”
Atendimento
Os postos de atendimento móvel funcionam de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. Para serviços de saque ou pagamento de contas, serão disponibilizados terminais de autoatendimento das 6h às 22h, de segunda a domingo, inclusive feriados. Na Rocinha, o caminhão fica estacionado na Avenida Niemeyer, 776, no estacionamento do Centro de Cidadania Rinaldo de Lamare, esquina com Rua Bertha Lutz. No Vidigal, o endereço é Avenida Niemeyer, 225, próximo à Escola Municipal Djalma Maranhão.
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
02/12/2011 20:30
Artigos Relacionados
MDS traça estratégia com secretários estaduais para retirar população da miséria e ampliar acesso a benefícios sociais
Jucá: governo facilita acesso a crédito do Pronaf na Amazônia
SP facilita acesso à Justiça na periferia
Cidadania: Sabesp reuniu comunidades da Zona Sul da Capital para anunciar benefícios
Programa facilita acesso de alunos ao mercado
Proposta facilita acesso de deficientes às aeronaves