Jucá: governo facilita acesso a crédito do Pronaf na Amazônia



Em manifestação no Plenário, durante sessão nesta sexta-feira (10), o senador Romero Jucá (PMDB-RR) saudou a adoção de medidas, pelo governo federal, no sentido de simplificar as regras para o acesso de agricultores da Amazônia a recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Conforme explicou o parlamentar, foram flexibilizadas as exigências para que os produtores familiares da Região Norte sejam aceitos como beneficiários do Pronaf.

De acordo com Jucá, o agricultor familiar da Amazônia que apresentar a Declaração de Aptidão do Pronaf (DAP) estará dispensado da apresentação do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR). O parlamentar informou que a medida está em vigor desde o início de outubro, com a implantação da Resolução 3.618/08 do Banco Central.

- Essa medida vai beneficiar mais de 287 mil famílias de agricultores familiares e assentados do Programa de Reforma Agrária na Região Norte. O governo do presidente Lula está investindo na agricultura familiar de forma contundente, para que o agricultor tenha condições de produção, de comercialização e de assegurar sua renda - destacou Jucá.

O parlamentar informou ainda que a resolução do Banco Central também beneficia ocupantes de várzeas, que agora estarão dispensados de apresentar o CCIR ou a licença ambiental para acessar o crédito.

- Quero louvar todos os órgãos do governo responsáveis por essa medida e principalmente a decisão do presidente Lula, demonstrando que a agricultura familiar é uma prioridade no nosso país - frisou Jucá.

Fator previdenciário

Na presidência da sessão, o senador Paulo Paim (PT-RS) saudou a atuação de Romero Jucá, líder do governo no Senado, no sentido de construir um entendimento que leve à extinção do fator previdenciário, usado para cálculo de aposentadorias. O fim do mecanismo consta do PLS 296/03, de autoria do senador pelo PT gaúcho, e tramita na Câmara dos Deputados.

Em resposta, Jucá disse acreditar na possibilidade de construção de um novo modelo para a Previdência Social, "que interaja com a expectativa da movimentação do fator previdenciário".

- É preciso ter responsabilidade com as contas públicas, mas, ao mesmo tempo, é preciso ter respeito com os direitos adquiridos. Precisamos construir um modelo que preserve os direitos dos aposentados e que sinalize para a estabilidade do sistema no futuro - afirmou Jucá.



10/10/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


VALADARES DESTACA INICIATIVA QUE FACILITA ACESSO AO PRONAF

Governo facilita acesso aos benefícios sociais das comunidades do Rio de Janeiro

Banco da Amazônia promove seminários sobre acesso ao crédito em Tocantins

Crédito do Pronaf já ultrapassa R$ 10 bi em empréstimos

Pronaf libera crédito emergencial no Rio

Jucá: votação do acesso à informação é prioridade do governo