Governo Federal reforça auxílio em resposta às chuvas no Espírito Santo



A presidenta Dilma Rousseff, e os ministros da Integração Nacional, Francisco Teixeira, e das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, realizam nesta terça-feira (24) reunião com o governador Renato Casagrande e demais autoridades, em Vitória (ES), para buscar soluções para problemas emergenciais, além de intensificar o apoio à população afetada pelas recentes chuvas no estado.

Na tarde de domingo (22), a Grande Vitória foi atingida por um temporal que elevou para 40.150 o número de pessoas, em todo o estado, que precisaram deixar suas casas. Conforme o último boletim divulgado pela Defesa Civil hoje, 5.307 pessoas estão desabrigadas. No total, 45 pessoas estão feridas.

Nas últimas 24 horas, choveu 130 milímetros no estado, o que provocou o desabamento de cinco casas na capital, Vitória, e queda de barreiras em Serra e Viana. A chuva já provocou estragos em 45 municípios, dos quais 22 entraram com pedido de situação de emergência ou estado de calamidade pública.

O governo do Espírito Santo decretou situação de emergência em todas as áreas afetadas por desastres decorrentes das últimas chuvas. A Defesa Civil estadual alerta para o risco muito alto de inundação e deslizamento de terra na região serrana e a possibilidade de alagamentos nos municípios de Linhares e Colatina devido à alta do Rio Doce, que já subiu mais de 6 metros.

Atualmente, o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, do governo federal, é composto por vários ministérios, o que possibilita o desenvolvimento de ações coordenadas. Por meio da Integração Nacional, por exemplo, o governo federal já anunciou para o Espírito Santo a liberação de três mil kits dormitório, de limpeza e de higiene pessoal; e cinco patrulhas motorizadas do Exército - cada uma composta por um veículo leve 4x4 e um veículo pesado 4x4. Também foi enviada uma ponte móvel e mais um helicóptero. Além disso, quatro geólogos já estão no Estado para ajudar no monitoramento de áreas de risco.

O Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil, em agosto deste ano, doou kits de defesa civil para seis municípios do Espírito Santo. O objetivo da ação é reestruturar as defesas civis municipais. Cada kit é composto por uma viatura - que auxilia no trabalho da defesa civil municipal - e equipamentos como máquinas fotográficas digitais e aparelhos de GPS.

O Ministério da Saúde - por meio da Força Nacional do SUS – já encaminhou cerca de duas toneladas de medicamentos e insumos, além de disponibilizar profissionais que já atuam no atendimento à população. Os medicamentos encaminhados compõem 10 kits com capacidade para atender cerca de 1.500 pessoas por mês, cada um. O kit é composto por 48 itens (30 tipos de medicamentos e 18 insumos para primeiros-socorros).

O Ministério dos Transportes, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), monitora a situação das estradas do Espírito Santo prejudicadas pelas chuvas. As ocorrências nas rodovias daquele estado e de Minas Gerais estão sendo atendidas pelas equipes técnicas e as providências adotadas, assim como as medidas de sinalização.  
Fontes:
Ministério da Integração Nacional  
Com informações da Agência Brasil



26/12/2013 11:45


Artigos Relacionados


João Batista Motta diz que governo federal abandonou Espírito Santo

Força Aérea envia auxílio às vítimas do Espírito Santo

Espírito Santo tem 32 municípios com problemas devido às chuvas

Hartung registra perdas decorrentes das chuvas no Espírito Santo

Espírito Santo distribui Cartão Reconstrução para vítimas das chuvas

Mil cestas de alimentos serão entregues aos atingidos pelas chuvas no Espírito Santo