Hartung registra perdas decorrentes das chuvas no Espírito Santo



Além das graves crises administrativa, política e ética enfrentadas pelo estado do Espírito Santo, o senador Paulo Hatung (PSB-ES) registrou nesta quarta-feira (21) que o povo capixaba está sendo castigado por violentas chuvas, com prejuízos incalculáveis em vidas humanas e bens econômicos.

Ele disse que essas chuvas já deixaram nove pessoas mortas e 2.600 desabrigadas, sendo os municípios mais castigados os de Sooterama e Serra, nos quais há cerca de 850 flagelados. Conforme o parlamentar, dez municípios já decretaram situação de emergência e 28 deverão fazê-lo em breve, devido ao quadro desolador em que se encontram.

O parlamentar afirmou que desde 1979 o Espírito Santo não era tão castigado pelas chuvas, com tantas perdas humanas e prejuízos materiais. Ele disse que a BR-101 está interrompida na divisa com a Bahia, com pelo menos três crateras abertas em pontos isolados, prejudicando o escoamento da produção.

Ele informou que, juntamente com os senadores Gérson Camata (PMDB-ES) e Ricardo Santos (PSDB-ES), esteve com o ministro da Integração Nacional, Ney Suassuna, relatando os danos sofridos pelo estado e pedindo ajuda. Eles entregaram ao ministro um relatório sobre as condições de cada localidade atingida, pedindo-lhe que fosse ao Espírito Santo ver a situação.

De acordo com Paulo Hartung, hoje mesmo Ney Suassuna viajou para o estado, a fim de verificar os estragos agravados pela queda de 28 barreiras nas estradas capixabas. O senador também informou que, nesta tarde, a bancada do Espírito Santo levará também um documento ao ministro dos Transportes, Alderico Jefferson Silva Lima, pedindo a liberação de recursos para a recuperação urgente das vias atingidas.

Em aparte, os senadores Ricardo Santos, Gerson Camata, Geraldo Melo (PSDB-RN), Maguito Vilela (PMDB-GO) e José Alencar (PMDB-MG) se solidarizaram com o povo capixaba pelas perdas humanas e prejuízos econômicos enfrentados. Eles pediram que o governo federal não deixe de ajudar aquela unidade da federação, sustentando que preocupação prioritária deve ser dada a vidas humanas em risco.

21/11/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Hartung elogia cafeicultura do Espírito Santo

Espírito Santo tem 32 municípios com problemas devido às chuvas

Espírito Santo distribui Cartão Reconstrução para vítimas das chuvas

Governo Federal reforça auxílio em resposta às chuvas no Espírito Santo

Hartung protesta contra construção de hidrelétrica na fronteira Minas/Espírito Santo

Mil cestas de alimentos serão entregues aos atingidos pelas chuvas no Espírito Santo