Governo incentiva a busca da sustentabilidade na aquicultura, diz Augusto Botelho
Em pronunciamento nesta terça-feira (3), o senador Augusto Botelho (PT-RR) disse que a publicação Pescando Desenvolvimento Sustentável, editada recentemente pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, é um depoimento eloquente da estratégia do governo federal de aliar políticas publicas adequadas e a participação de agentes econômicos tradicionais na busca de sustentabilidade para o setor.
Na avaliação do senador, não se concebe que um país como o Brasil, com algumas das maiores bacias hidrográficas do planeta e 8.500 quilômetros de litoral, consuma tão pouco peixe e tenha produção de pescados tão inexpressiva - 1 milhão e 100 mil toneladas anuais.
Augusto Botelho salientou que o consumo anual de peixe no Brasil é de apenas sete quilos por habitante, enquanto a média mundial é de 16 quilos. A Organização Mundial de Saúde (OMS), disse o senador, recomenda a ingestão mínima anual per capita de 12 quilos, por reconhecer no peixe um alimento saudável, com proteína de boa qualidade, indicado para prevenir ou reduzir o sobrepeso, a obesidade, o aumento das taxas de colesterol e de diabetes.
Em seu discurso, Augusto Botelho lembrou ainda medidas recentes do governo federal para aumentar o consumo de peixe no país, entre elas a transformação da Secretaria Especial da Pesca e Aquicultura em ministério, além da entrada em vigor da Lei 11.959/09, a chamada Lei da Pesca, em substituição ao Decreto 221/67, que já não atenderia às necessidades do setor.
O senador explicou que a nova legislação reconhece os pescadores e aquicultores como produtores rurais, promovendo sua inclusão social e garantindo-lhes os benefícios da política agrícola, como acesso a linhas de crédito mais vantajosas. Também reconhece como trabalhadoras da pesca as mulheres que desempenham atividades complementares à pesca artesanal, a exemplo do conserto de redes, beneficiamento e comercialização do pescado e seus subprodutos, entre outras.
Em aparte, o senador Oswaldo Sobrinho (PTB-MT) destacou o avanço da aquicultura e disse que a atividade é essencial para a geração de empregos e aumento da renda de milhares de brasileiros. Como exemplo, citou a inauguração de cem tanques para a criação de peixes na periferia de Cuiabá.
03/11/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Governo incentiva pesquisa voltada à pesca e aquicultura
Governo vem realizando esforços no combate ao câncer, diz Augusto Botelho
Augusto Botelho registra lançamento de plano do governo de combate ao 'crack'
Augusto Botelho comemora projetos anunciados pelo governo federal em RR
Augusto Botelho: Governo deve chamar o povo para o combate à inflação
Augusto Botelho pede ajuda do governo para combate a incêndios em Roraima