Governo investe R$4 bi para tornar Brasil potência esportiva
A meta de elevar o Brasil a condição de uma das dez principais potências esportivas do mundo foi defendida nesta quinta-feira (11), pelo ministro dos Esportes, Orlando Silva, durante o ciclo de palestras da Secretaria de Assuntos Estratégicos. A partir de 2011 até 2014 o governo brasileiro planeja investir R$ 4 bilhões para alcançar este objetivo. “Isso inclui investimentos nas escolas com a contratação de obras para 10 mil instituições”, garante Silva.
Ampliar e qualificar a estrutura esportiva, trabalhar a inclusão social e melhorar a performance do esporte brasileiro, para Silva, são os principais desafios da pasta para alcançar resultados. Essas dimensões, de acordo com o ministro, têm orientado o trabalho do ministério sob a ótica do esporte como direito social e também como vetor do desenvolvimento econômico.
As ações do Ministério dos Esportes são orientadas por cinco eixos estruturantes que se articulam com gestores públicos e privados. O primeiro busca dotar o país de infraestrutura esportiva necessária para o desenvolvimento das atividades recreativas.
O segundo eixo parte de uma perspectiva de inclusão social, com trabalhos em projetos sócioesportivos para estimular a sociabilidade, a integração social e a qualificação da educação. As competições esportivas estão situadas no terceiro eixo estruturante, que pretende elevar o patamar do esporte de alto rendimento. Parte dessa estratégia, segundo o ministro, exige mudanças no paradigma de gestão. Atualmente, esse segmento do esporte brasileiro é administrado pelo setor privado, apesar de receber financiamento público.
O quarto eixo que orienta o trabalho do Ministério é representado pelo futebol, que recebe uma agenda específica no plano de ações da pasta. Neste sentido, de acordo com o ministro, o Brasil pode, em curto prazo, ocupar um espaço de destaque na cena esportiva internacional.
Fonte:
Secretaria de Assuntos Estratégicos
15/07/2010 03:54
Artigos Relacionados
Brasil pode passar de potência agrícola para potência ambiental, diz Embrapa
Ciclistas e governo fazem parceria para elevar Brasil a potência olímpica
Ministério do Esporte investe em infraestrutura esportiva em Teresina (PI)
Para presidente da EPE, Brasil será a potência energética do século 21
Para portugueses, mudanças fazem do Brasil uma potência mundial
Brasil precisa se preparar para ser potência agrícola, ambiental e energética