Governo lança ainda neste semestre programa de ações afirmativas de inclusão racial
O governo deverá lançar até o final do primeiro trimestre o Programa Nacional de Ações Afirmativas, com medidas que incentivem a inclusão das diversas matrizes raciais no processo produtivo e cultural do País. O anúncio foi feito pela ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros, na terça-feira (7). Ela participou, na sede da Petrobras, no Rio de Janeiro, da assinatura de um protocolo para a promoção da igualdade racial dentro da empresa, juntamente com o presidente da estatal, José Sergio Gabrielli.
“Nós estamos terminando de preparar o que chamamos de um Programa Nacional de Ações Afirmativas, que ainda não passou pela Casa Civil, mas já está todo formatado para que, até o final do primeiro trimestre, a gente coloque na rua”, disse a ministra. Entre as iniciativas previstas no protocolo estão a valorização nos processos de seleção de patrocínios culturais de critérios relativos a projetos voltados para a promoção da igualdade racial, das artes negras e de outros segmentos étnicos.
Gabrielli ressaltou que pesquisa interna aponta que 25% dos cargos de chefia da estatal já são ocupados por pessoas que se identificam como pardas ou pretas. Segundo ele, dos empregados da estatal, 18.468 afirmam ser afrodescendentes.
Fonte:
Agência Brasil
08/02/2012 11:12
Artigos Relacionados
Ações afirmativas contra discriminação racial serão debatidas na CDH
Estatuto da Igualdade Racial favorece a adoção de ações afirmativas, diz Paulo Paim
Governo lança Fórum de Articulação das Ações de Inclusão Digital
Projetos que atualizam CDC podem ser votados ainda neste semestre
Luiz Henrique pede votação de dívidas dos estados ainda neste semestre
Expansão do mercado de trabalho ainda é dúvida neste segundo semestre, avalia Dieese