Governo lança programa de Melhoria do Gasto Público
Objetivo do programa é reduzir despesas e aperfeiçoar o gerenciamento de suprimentos
(Atualizada às 11h40)
Nesta sexta-feira, 2, o governador Geraldo Alckmin lançou o programa de Melhoria do Gasto Público para o Estado de São Paulo. Durante o evento, o governador apresentou os guardiões da economia, representantes indicados pelas Secretarias e órgãos da administração pública estadual.
O objetivo do programa é reduzir despesas, seja em novas aquisições, no custo de energia e telefonia, por exemplo, além de um melhor gerenciamento de suprimentos.
"Isso tem um sentido econômico, de exemplaridade, educativo, de cidadania e de respeito ao contribuinte. Não é uma coisa simples e é um trabalho permanente. Ajuste fiscal é uma obra interminável, você sempre pode avançar, fazer o chamado ajuste fino. E nós queremos valorizar esses guardiões da economia, eu quero conhecer os 107 pessoalmente e pelo nome", disse Alckmin.
O programa de Melhoria do Gasto Público foi desenvolvido pela Secretaria de Gestão Pública e terá representantes das secretarias do Planejamento, Fazenda, Casa Civil e Procuradoria Geral do Estado. O programa ainda conta com o apoio de uma equipe técnica composta por profissionais do mercado especializados no tema e com uma consultoria externa.
Guardiões
Nomeados guardiões da economia, cada secretaria e órgãos da administração pública estadual envolvidos no projeto indicaram os representantes responsáveis por identificar oportunidades de redução de despesas, estabelecerem metas internas e fazer o monitoramento dos resultados.
Durante o evento, o governo apresentou a meta de redução de 5% nos gastos de diárias, materiais de consumo, passagens e despesas com locomoção, entre outros.
Da Secretaria de Gestão Pública
03/02/2012
Artigos Relacionados
Melhoria do Gasto Público reduziu em R$ 677 milhões custos do Governo
Planejamento lança guia para aumentar a eficiência do gasto público
BNDES lança programa para incentivar melhoria da gestão pública
Saúde lança 3ª fase do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica
SP economiza R$ 60 milhões com otimização do gasto público
Deputado quer controlar gasto público