Governo levará serviços trabalhistas aos brasileiros no Japão



A comunidade de quase 300 mil brasileiros que vivem atualmente no Japão vai receber informações que podem ajudar a entender as leis trabalhistas naquele país. Um acordo neste sentido foi firmado nesta segunda-feira (19), em Washington (EUA), durante reunião do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, com o vice-ministro japonês do Trabalho, Hiroyuki Nagahama. Os dois líderes estão na capital americana para o encontro de ministros do G-20 que começa nesta terça-feira (20).

O ministério promoverá em julho uma série de eventos em quatro cidades do Japão. O governo brasileiro pretende instalar um centro de informações trabalhistas na cidade de Hamamatsu, município que concentra o maior número de brasileiros, aproximadamente 20 mil residentes. O projeto está sendo desenvolvido há dois anos pelos técnicos do Ministério do Trabalho, e seu desenho final ainda está sendo debatido com o Ministério das Relações Exteriores para ser oficialmente apresentado ao governo japonês.

A criação de um canal de consulta bilateral entre os dois ministérios, de modo que as entidades possam avançar na coordenação do fluxo migratório entre os dois países está sendo negociado. O ministro Lupi convidou a delegação japonesa a visitar o Brasil para uma nova rodada de negociação, no segundo semestre deste ano.

"Assim como existe no Japão uma grande comunidade de trabalhadores brasileiros, o Brasil também abriga muitos japoneses. Acabamos de selar um acordo previdenciário e queremos avançar mais na área trabalhista", afirmou o ministro.

Durante o encontro, o ministro agradeceu o prazo de três anos fixado no ano passado para o  retorno dos decasseguis que, no auge da crise mundial, optaram por regressar ao Brasil com a ajuda de custo do governo japonês..

Fonte:
Ministério do Trabalho e Emprego

 



13/07/2010 04:07


Artigos Relacionados


Governo leva serviços trabalhistas para brasileiros no Japão

Concurso de redação levará alunos à ONU e ao Japão

Brasileiros estão satisfeitos com serviços eletrônicos do governo, diz pesquisa

Sebrae levará serviços para a Casa da Mulher Brasileira

Festa do Trabalhador levará música e serviços à Quinta da Boa Vista no Rio

Acordo levará estudantes brasileiros às melhores universidades dos EUA