Acordo levará estudantes brasileiros às melhores universidades dos EUA
Alunos estudarão em Harvard University, Yale University, Stanford University, Columbia University, University of Illinois e University of California
Foi assinado, nessa segunda-feira (9), acordo de cooperação que permitirá, até 2015, a participação de estudantes brasileiros - por meio do programa Ciência sem Fronteiras (CsF) - nos programas de pós-graduação em universidades parceiras da Fundação Lemann.
A Fundação Lemann é uma organização sem fins lucrativos cujo objetivo é contribuir para a melhora da qualidade da educação pública no Brasil. A organização mantém acordos com seis grandes universidades dos Estados Unidos: Harvard University, Yale University, Stanford University, Columbia University, University of Illinois (Urbana-Champaign) e University of California (Los Angeles).
A cooperação com o Ministério da Educação e com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) prevê que a fundação complemente a bolsa de estudos oferecida pelo governo brasileiro e pelas universidades parceiras.
Caberá à Capes, entre outras ações, lançar chamadas anuais do programa, prover o deslocamento do estudante até o país de destino e de volta para o Brasil, e pagar auxílio seguro saúde durante a permanência do aluno no exterior.
Ciência sem Fronteiras
O programa tem como objetivo conceder bolsas de graduação e pós-graduação para brasileiros no exterior, em áreas do conhecimento definidas como prioritárias pelo governo. O foco é enviar estudantes para instituições de reconhecida excelência.
Até setembro de 2012, o CsF enviará 12 mil estudantes para o exterior. Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o programa abrirá um novo capítulo na história da educação brasileira, levando os melhores estudantes para as melhores instituições do mundo.
Apoio do governo
Em abril, foi anunciado que o País deve levar, ainda este ano, 20 mil estudantes ao exterior para cursos de graduação, doutorado e pós-doutorado. A meta do governo é selecionar 101 mil estudantes até 2014.
Na ocasião, a presidenta Dilma Rousseff avaliou o CsF como uma das iniciativas mais importantes do governo, pois os estudantes selecionados terão contato com o que há de mais avançado em ciência e tecnologia.
Leia mais:
Bolsas para pós-doutorado, doutorado e mestrado vão ser reajustadas neste mês
Parceria com chineses abre 5 mil vagas de intercâmbio para o Ciência sem Fronteiras
Canadá receberá 12 mil bolsistas brasileiros em suas universidades
Fonte:
Ministério da Educação
10/07/2012 15:48
Artigos Relacionados
País quer brasileiros nas melhores universidades do mundo, afirma Dilma
Estudantes brasileiros poderão fazer intercâmbio em quatro universidades da Coreia do Sul
Programa levará jovens negros e indígenas para universidades no exterior
Governo levará serviços trabalhistas aos brasileiros no Japão
USP é uma das 150 melhores universidades do mundo
USP e Unicamp no ranking das melhores universidades