Governo poderá ajudar família pobre que tenha menor de idade com câncer ou Aids



O governo federal poderá fornecer ajuda financeira a famílias que tenham criança ou adolescente em tratamento contra câncer ou Aids. A concessão do benefício está prevista em projeto de lei (PLS 407/09) da senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN), pronto para ser votado pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). A palavra final sobre a proposta vai ser dada pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), onde será votada em decisão terminativa.

Na verdade, o PLS 407/09 sofreu mudanças significativas no substitutivo elaborado pelo relator, senador Flávio Arns (PSDB-PR). O texto original alterava a Lei 8.742/93 (Lei Orgânica da Assistência Social) para criar um auxílio-tratamento no valor de um salário mínimo, a ser pago independentemente da condição financeira da família. Embora estabelecesse que o pagamento do auxílio não gerava direito a pensão e se extinguia com a cura, morte ou maioridade do paciente, abria possibilidade de se tornar benefício de prestação continuada se o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) constatasse o agravamento da doença ou a incapacidade do doente para o trabalho.

O substitutivo de Flávio Arns inseriu essa ajuda financeira - mas na forma de benefício variável - na Lei 10.836/04, que criou o Programa Bolsa Família. Apesar de ampliar ainda seu alcance para os portadores de doença crônica, restringiu o direito ao benefício às famílias carentes. O relator também procurou limitar o pagamento do benefício variável a três por família e estabeleceu seu valor como o dobro do que é pago pelo Bolsa Família por adolescente, correspondente hoje a R$ 30.

"A alteração se faz no Bolsa Família, uma vez que não se aplicaria apoio tão efetivo do Estado à família que tenha recursos próprios para suprir necessidades dessa natureza. Nesse caso, o melhor apoio seria não a transferência direta de recursos, mas a concessão de isenções fiscais, o que já existe na forma da lei para estas doenças, no caso da legislação que disciplina o imposto de renda", explicou Flávio Arns no parecer.



01/07/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Bolsa Família poderá beneficiar portadores de câncer, Aids ou doença crônica

Bolsa Família poderá beneficiar famílias que tenham portadores de câncer, Aids ou doença crônica

CAS aprova oito projetos, entre eles o que garante Bolsa Família a portadores de câncer, Aids ou doença crônica

Governo poderá ter prazo menor para restituir IRPF

Projeto proíbe corte de água para família pobre

Governo poderá fazer empréstimo para financiar combate à Aids