Governo prepara MP para incentivar produção e estocagem do etanol



O governo anunciou nessa quarta-feira (27) que prepara uma medida provisória para incentivar o aumento da produção e estocagem do etanol no País. A medida foi divulgada pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, durante reunião com integrantes dos Ministérios da Fazenda, Agricultura, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, além da Petrobras, Petrobras Distribuidora BR, Petrobras Biocombustíveis e da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.

Segundo ele, o governo estuda alguns incentivos para os produtores de etanol, que terão linhas de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Economico e Social (BNDES) e do Banco do Brasil. O objetivo da medida é aumentar a oferta de combustível e reduzir o preço para o consumidor.

Além do incentivo, na reunião, o governo optou por manter o percentual de etanol anidro na mistura da gasolina, que hoje é de 25%.

"Decidimos não fazer nenhuma alteração neste momento. Chegamos à conclusão de que as providências que têm sido tomadas fizeram com que o mercado esteja estável. Não há desabastecimento de etanol e nem de gasolina”, disse. Lobão afirmou que o percentual de etanol anidro na mistura da gasolina voltará a ser discutido em 30 dias.

Lobão disse ainda que a partir de 2012 a Petrobras irá investir US$ 4,1 bilhões na produção de etanol, com o objetivo de aumentar de 5% para 12% sua participação na produção do combustível.


Fonte:
Ministério de Minas e Energia



28/07/2011 11:26


Artigos Relacionados


Financiamento para estocagem de etanol na pauta do Plenário

Governo estuda diminuição de impostos para reduzir o custo da produção de etanol

Governo adotará medidas de incentivo à produção de etanol

Governo quer incentivar produção brasileira de equipamentos de informática

Governo de SP e empresários debatem como expandir produção do etanol

Governo quer incentivar produção e consumo de produtos orgânicos no País