Governo quer incentivar produção brasileira de equipamentos de informática
Aumentar a produção nacional de computadores, notebooks, modems e tablets é uma das metas do governo federal, segundo afirmou nesta quinta-feira (24) o secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Nelson Fujimoto, no 21º Fórum de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), evento promovido pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev).
O secretário falou sobre o Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) e as metas do governo para massificar o acesso à internet em alta velocidade no País.
De acordo com Fujimoto, 50% dos equipamentos adquiridos na área de TI no Brasil atualmente são chineses. Para ampliar o acesso da população a equipamento de informática e comunicação, o governo está promovendo desoneração de impostos para a indústria, o que gera barateamento nos preços dos equipamentos.
“Enviamos para o Congresso Nacional a Medida Provisória nº 507, que desonera impostos para modems. Depois de aprovada, a medida vai permitir o barateamento do equipamento, o que provavelmente vai ampliar o acesso das pessoas ao aparelho”, afirmou o secretário. O modem é o equipamento necessário para conexão à internet em banda larga.
Investimentos em infraestrutura
Outro ponto destacado por Fujimoto é o crescimento dos investimentos em infraestrutura de internet por todo o País. Segundo ele, o custo de implantação de fibra óptica em uma rodovia, durante o período de construção, é de apenas 1% do total da obra. Caso a rede seja implementada depois de a rodovia já estar pronta, o valor sobe para 10%. O secretário citou, ainda, a construção da rede de fibra óptica pública que interliga as cidades do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Campinas.
O PNBL deve chegar, até o final deste ano, a 1.163 cidades do Brasil, por meio da Telebrás. A Secretaria de Telecomunicações do MiniCom vai fornecer apoio técnico na implementação da parte operacional do programa.
Realizado mensalmente desde fevereiro de 2009, o Fórum de TIC Dataprev abre espaço para discussões, e trocas de experiência sobre assuntos relacionados à Tecnologia da Informação e Comunicação.
Fonte:
Ministério das Comunicações
24/03/2011 19:20
Artigos Relacionados
Governo quer incentivar produção e consumo de produtos orgânicos no País
Garibaldi quer incentivar produção de energia eólica
Governo prepara MP para incentivar produção e estocagem do etanol
Luiz Otávio elogia decisão do governo de incentivar a produção da fécula de mandioca
Governo federal quer incentivar o policiamento comunitário, afirma Dilma
Equipamentos de informática deverão atender a requisitos ambientais