Governo promove consulta pública sobre o futuro da internet



A Secretaria-Geral da Presidência da República (SG-PR), por meio do portal participa.br , realiza consulta pública até o dia 17 de abril, sobre direitos e princípios fundamentais para garantir o futuro democrático e orientar a governança mundial da internet.

Os autores das 15 propostas mais votadas poderão participar diretamente do NET Mundial - maior evento de governança da internet, em São Paulo, dias 23 e 24 de abril - e discutir suas ideias com especialistas internacionais.

O encontro é organizado pela SG em parceria com o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), a prefeitura de São Paulo e a /1Net (plataforma abrangente e aberta para discutir assuntos de governança da rede).

Para participar da consulta pública basta acessar a página do evento na internet e opinar sobre as três perguntas que estão em discussão:

Que internet você quer?

Quais direitos você considera fundamentais para garantir o futuro democrático da Internet?

Quais princípios devem orientar a governança da internet?

O site sugere opções de respostas em pares, mas os participantes podem adicionar perguntas ou respostas diferenciadas das que estão propostas. 

Esta consulta ajudará a formular a carta proposta que será entregue aos coordenadores e participantes do NET Mundial, para que incorporem as sugestões da sociedade civil.

Em paralelo a esse evento, acontece a Arena NET Mundial Participa.br, no Centro Cultural São Paulo, na capital paulista. Nessa arena, qualquer pessoa, de qualquer lugar no planeta, poderá participar da consulta pública para contribuir e opinar sobre o futuro democrático da internet.

Além disso, haverá mesas livres de debates entre governo e sociedade civil, atividades culturais, mobilização e comunicação digital. Tudo com transmissão online.

Para iniciar os debates sobre o futuro da internet, uma videoconferência ao vivo (hangout) no participa.br, com convidados especiais, foi realizada nesta quinta-feira (20/03), das 17 horas às 18 horas. Os interessados também poderão mandar perguntas e comentários pelo Twitter e Facebook usando a hashtag #ArenaNetMundial.

NET mundial

A realização desse evento foi motivada pelo discurso da presidenta Dilma Rousseff na ONU e o seu encontro com o presidente da Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números (ICANN).

Na ocasião, foi anunciada a realização do evento no Brasil com o objetivo de construir propostas em fóruns multissetoriais para a agenda da governança da internet. 

O NET Mundial será presencial, mas também estão previstas as participações de 16 grupos espalhados pelo mundo, com uma metodologia que inclua os debates e as contribuições dos participantes remotos.

Fonte:
Secretaria-Geral da Presidência da República 



21/03/2014 15:17


Artigos Relacionados


Governo federal realiza consulta pública na internet sobre educação alimentar

Anatel realiza consulta pública sobre licitação de faixas para internet rural e 4G

Marco Civil da internet já está disponível para consulta pública

Governo abre consulta pública sobre acordo de livre comércio entre Mercosul e Palestina

Decreto que regulamenta reservas extrativistas terá consulta pública pela internet

USP: Escola do Futuro promove conferência sobre TI com executivos universitários