Governo realiza leilão de produtos para ajuda humanitária
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), realiza nesta terça-feira (27) o primeiro de uma série de oito leilões para a comercialização de produtos destinados à ajuda humanitária. As operações começam com o leilão de troca de arroz, para ajudar países como Honduras, Guiné-Bissau, Madagascar e República Centro-Africana.
A comercialização consiste na venda de arroz em casca a granel, safras 2006-2007 e 2010-2011, depositados em armazéns do Rio Grande do Sul, e compra simultânea de 2,5 mil toneladas do produto beneficiado, a serem entregues na cidade de Rio Grande (RS), conforme especificações técnicas. No mesmo dia, a estatal ainda efetua a venda direta de 877,8 toneladas de briquete de casca de arroz do estado de Tocantins. O preço de abertura é de R$ 0,22/kg, sem incidência de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Na quarta-feira (28), os leilões serão para a compra de 46 mil unidades de sacarias de polipropileno. Os produtos deverão ser entregues na unidade armazenadora da Conab, em São José (SC). Também haverá a venda de 69,6 mil toneladas de milho em grãos dos estoques de Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso. O preço da venda por quilo será divulgado com antecedência de até dois dias úteis da data de realização do leilão.
Na sequência, estão previstas operações de subvenção para o trigo. A primeira está marcada para quinta-feira (29), e será o leilão de Prêmio Equalizador (Pepro) pago aos produtores rurais do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, pela venda e escoamento de 35 mil toneladas de trigo em grãos, safra 2011. As seguintes serão de Prêmio para o Escoamento (PEP), no total de 375 mil toneladas de trigo em grãos, safra 2011, das classes “brando”, “pão” e “melhorador”, produzidos nos mesmos estados relativos ao Pepro.
A última operação prevista para a semana será realizada na sexta-feira (30), e será um leilão de Prêmio para o Escoamento (PEP) de 3,8 mil toneladas de sisal bruto, da safra 2011-2012, produzido nos estados da Bahia, Paraíba e Rio Grande do Norte. O prêmio será pago ao participante que comprovar a compra do produto de produtor rural ou sua cooperativa, na unidade de plantio, por valor não inferior ao preço mínimo fixado pelo governo e o escoamento do sisal beneficiado ou manufaturado, para qualquer estado, exceto os de origem. Após esta operação, serão feitos mais dois leilões para a venda de cerca de 23,3 mil toneladas de feijão cores, safras entre 2008 e 2011, oriundas dos estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo.
Na data da realização dos leilões todos os participantes deverão estar devidamente cadastrados perante a bolsa por meio da qual pretendam realizar a operação e possuir cadastro em situação regular no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf). Os participantes deverão, ainda, estar em situação fiscal e trabalhista regulares.
Informações detalhadas sobre cada comercialização no site da Conab.
Fonte:
Ministério da Agricultura
26/03/2012 17:29
Artigos Relacionados
Brasil realiza troca de arroz para ajuda humanitária internacional
Batalhão brasileiro no Haiti realiza maior operação de ajuda humanitária
Brasil doa US$ 500 mil para ajuda humanitária no Japão
Autorizada doação de alimentos para ajuda humanitária internacional
Aprovada MP que permite doação de alimentos para ajuda humanitária
Governo realiza leilão para escoamento de trigo