GOVERNO REGULAMENTA PROJETO DE ESPERIDIÃO AMIN



O presidente Fernando Henrique Cardoso assinou hoje (dia 9) decreto regulamentando a lei oriunda de projeto do senador Esperidião Amin (PPB-SC) que cria o Banco da Terra. O decreto foi assinado em solenidade da qual participou o senador, às 15h, no Palácio do Planalto. O texto prevê que trabalhadores sem terra e pequenos agricultores receberão, dentro de 60 dias, os primeiros empréstimos do Banco da Terra.

O projeto de Esperidião Amin foi aprovado no Senado, por unanimidade, em novembro do ano passado, com o objetivo de financiar a compra de imóveis rurais por posseiros, arrendatários, parceiros, minifundiários, trabalhadores rurais sem terra e qualquer trabalhador que comprove experiência agrícola de, no mínimo, cinco anos. O texto foi votado na forma de substitutivo elaborado pelo senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE). Na noite de 21 de janeiro deste ano, no período de convocação do Congresso, a Câmara também aprovou o projeto, enviando-o para sanção.

Pelo decreto assinado hoje (dia 9) por Fernando Henrique, os trabalhadores já assentados por programa de reforma agrária, os aposentados e funcionários públicos não poderão tomar esse tipo de empréstimo. Também são excluídos do benefício quem tiver renda anual superior a R$15 mil ou patrimônio acima de R$30 mil e ainda aqueles que nos três anos anteriores eram proprietários de imóveis maiores que o módulo familiar.

Também conforme o decreto, os financiamentos poderão ser aplicados em infra-estrutura ou na compra da terra. Para candidatar-se a esse empréstimo, o trabalhador terá de comprovar cinco anos de experiência em atividades agropecuárias. O candidato ao financiamento deverá situar-se numa das seguintes condições: não ter terra ou ser proprietário de área inferior ao módulo familiar.



09/06/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


ESPERIDIÃO AMIN DESPEDE-SE PARA ASSUMIR GOVERNO DE SANTA CATARINA

ACORDO COM FMI É "MAL NECESSÁRIO", DIZ ESPERIDIÃO AMIN

ESPERIDIÃO AMIN SAÚDA ANIVERSÁRIO DA COOPERALFA

ESPERIDIÃO AMIN DISSE QUE LEI KANDIR ESTÁ SUPERADA

ESPERIDIÃO AMIN DIZ QUE NADA MUDA SEM DESENVOLVIMENTO CULTURAL

ESPERIDIÃO AMIN PEDE LIBERAÇÃO DE RECURSOS PARA FLORIANÓPOLIS