Graduação em Serviço Social por meio de educação a distância será debatida em audiência pública




Os cursos de graduação em Serviço Social por meio de educação a distância serão discutidos em audiência pública na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). O requerimento para o debate, aprovado nesta terça-feira (16), é do senador Paulo Bauer (PSDB-SC), que disse estar preocupado com as exigências do Conselho Nacional de Serviço Social para inscrição dos profissionais que se formam nessa modalidade.

- Muitos estudantes se formam no curso de Serviço Social por educação a distância e não conseguem se inscrever como profissionais no Conselho para o exercício da profissão - disse o senador.

Paulo Bauer informou que Serviço Social é o terceiro curso em número de estudantes na modalidade de educação a distância. Ele salientou que o país é carente desses profissionais. Em sua avaliação, a CE precisa debater o assunto para verificar se os cursos precisam ser aprimorados ou se o conselho deve flexibilizar as exigências.

O senador sugeriu que sejam convidados a abordar o tema a especialista em educação a distância Maria Luiza Belloni e o integrante do Conselho de Ética da Associação Brasileira de Educação a Distância João Vianney, bem como representantes do Ministério da Educação, do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) ou do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) e da Associação Brasileira dos Estudantes de Educação a Distância (EaD).

Incentivos

A comissão também vai discutir o financiamento da educação, bem como o projeto de lei de autoria do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) que propõe a destinação para a educação de 50% dos recursos do fundo do pré-sal (PLS 138/11). A audiência foi sugerida pela União Nacional dos Estudantes (UNE).

A requerimento do presidente da CE, senador Roberto Requião (PMDB-PR), a comissão aprovou ainda moção de apoio à campanha do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) - vinculado ao Ministério da Cultura - para incentivar ações de fomento ao setor museológico e pôr o tema em evidência no Senado.

Homenagem

A CE também aprovou proposta do senador Paulo Paim para denominar a sala da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) de sala "Senador Abdias do Nascimento" (PRS 20/11).

Paim lembrou que o ex-senador Abdias dedicou sua vida ao combate de todo tipo de preconceito e pela implementação de políticas de direitos humanos. Para o senador, Abdias é uma referência no movimento negro, juntamente com Zumbi dos Palmares e João Cândido. Abdias do Nascimento faleceu em maio deste ano, aos 92 anos.

Para ver a íntegra do que foi discutido na comissão, clique aqui.



16/08/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Educação a distância na área de Serviço Social causa polêmica em audiência

Tarifa Social de Energia Elétrica será debatida em audiência

Criação do Fundo Social também deverá ser debatida em audiência pública na CMA

Lei de saneamento será debatida em audiência pública

Dengue será debatida em audiência pública

Venda de TVA será debatida em audiência pública