Gráfica do Senado comemora 40 anos
Foi realizada, nesta terça-feira (18), uma cerimônia para comemorar os 40 anos da Secretaria Especial de Editoração e Publicações do Senado, que tem como titular no cargo de diretor Júlio Werner Pedrosa. O evento, no qual houve hasteamento da bandeira do Brasil e missa em ação de graças, foi realizado nas instalações da Gráfica do Senado e contou com a presença de senadores, do ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa e do diretor-geral do Senado, Agaciel da Silva Maia.
A missa foi celebrada pelo arcebispo-militar do Brasil, Dom Geraldo do Espírito Santo Ávila, e foi feita também uma homenagem aos servidores aposentados e aos ex-diretores da secretaria. Ao final do encontro, houve coquetel de confraternização.
Segundo o senador Geraldo Mesquita (PSB-AC), o trabalho da gráfica é -fundamental e indispensável para o desempenho dos parlamentares, além de ser de altíssima qualidade-. O senador Augusto Botelho (PDT-RR) observou que a gráfica, além de aproximar o Poder Legislativo da sociedade, cumpre um papel social importante. Ele citou como exemplo a edição do novo código Civil que, sem a edição da gráfica do Senado, -dificilmente chegaria às camadas mais pobres da população-.
Agaciel Maia também ressaltou a importância da Gráfica do Senado, detalhando que, quando da renúncia do então presidente Fernando Collor, a gráfica imprimiu a matéria em apenas 40 minutos para evitar vácuo no poder. O Diário do Senado, com a carta da renúncia, segundo Agaciel, possibilitou a posse imediata de Itamar Franco.
A gráfica foi criada em 1963 e passou a publicar todo o material do Senado e da Câmara, que até então era publicado pela Imprensa Nacional. A criação da instituição, segundo Agaciel, deu autonomia ao Poder Legislativo.
18/11/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Gráfica do Senado comemora 40 anos
Gráfica do Senado comemora 39 anos
Gráfica do Senado comemora 45 anos
Gráfica do Senado comemora 48º aniversário com missa
Tebet participa de homenagem aos 38 anos da Gráfica do Senado
SENADO COMEMORA 50 ANOS DA OEA