Gráfica do Senado economizou quase 20% de energia elétrica



A Secretaria Especial de Editoração e Publicações (SEEP) do Senado reduziu o consumo de energia elétrica em 60.068 kWh - uma economia de 19,87% -, conforme as faturas expedidas pela Companhia Energética de Brasília (CEB) relativas aos meses de abril e maio. Esse resultado, segundo o primeiro-secretário, senador Carlos Wilson (PPS-PE), corresponderia ao consumo de 600 residências de classe média baixa, se adotada a média de gasto definida para esse tipo de moradia pela Câmara de Gestão da Crise de Energia Elétrica.

Carlos Wilson afirmou que, ao sair na frente com um projeto de redução do consumo de energia, o Senado conseguiu, em dois meses, obter uma economia de 15%. Esse índice, acrescentou, deverá chegar a 35% em junho.

Em ofício encaminhado ao diretor-geral do Senado, Agaciel Maia, sobre a redução do consumo na gráfica, o diretor da SEEP, Júlio Werner Pedrosa, afirmou que "as medidas emergenciais adotadas nesta Secretaria e a conscientização de todos os servidores possibilitaram, ainda que em primeiro levantamento, importante percentual de redução energética que pretendemos aumentar no decorrer dos meses". Afirmou também que a SEEP, com a redução do consumo, atuava em consonância com o Programa de Racionalização do Uso de Energia Elétrica concebido pelo primeiro-secretário.

Ainda no ofício, ao qual foram anexadas as duas faturas da CEB, Pedrosa registrou que se encontra em fase conclusiva um estudo de eficiência energética, desenvolvido por servidores com a finalidade de propor medidas eficazes definitivas a curto, médio e longo prazo para a racionalização de energia elétrica no parque gráfico do Senado.

31/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


ONS diz que consumo de energia elétrica cresceu quase 9% em um ano

Consumo de energia elétrica cresce quase 4% no primeiro trimestre do ano

Fazenda: BEC já economizou quase R$ 142 milhões em 96 mil negociações

Senado reduz consumo de energia elétrica em 57,48%

Senado debate racionalização de energia elétrica

Governadores debatem MP da energia elétrica no Senado