Grande Expediente: João Osório diz que governo Olívio investe pouco em segurança
O governo Olívio é o que menos investiu em Segurança Pública no RS nos últimos 30 anos. A constatação faz parte de um estudo que o líder partidário do PMDB, deputado João Osório, divulgou no Grande Expediente da sessão de hoje (10/10), comprovando com dados oficiais, que nos dois primeiros anos da administração do PT, apenas 66 centavos foram investidos na segurança de cada gaúcho.
“Esse é o valor que o governo Olívio dá à vida dos cidadãos rio-grandenses”, observou João Osório, acrescentando que a criminalidade vem aumentando na razão inversa dos investimentos em segurança na gestão petista. Ao final, ele anunciou o encaminhamento do estudo à CPI da Segurança Pública e desafiou a bancada do PT para um debate em torno da questão.
Dados do Balanço Geral do Estado (Secretaria da Fazenda) apontam os seguintes investimentos nos 2 primeiros anos de cada governo, na história recente, em milhões de reais: Triches (71/74) - 14,8; Guazzelli (75/78) - 18,8; Amaral (79/82) - 31,4; Jair (83/86) - 13,9; Simon (87/90) - 32,9; Collares (91/94) - 21,9; Britto (95/98) - 33,5; Olívio (99/00) - 6,7.
O deputado observou ainda que, no governo do PT, está sendo efetuado um verdadeiro desmonte das forças de segurança do Estado, para se adequarem à ideologia petista. Além de tratar mal soldados, policiais civis e agentes penitenciários em termos salariais, o governo Olívio chegou ao ponto de mudar o regulamento da BM, permitindo que os policiais militares possam fazer o chamado “bico”, ou seja, trabalho extra, para melhorar seus ganhos mensais. O pior, além da baixa remuneração, é o fato do atual governo ter destruído a motivação dos policiais, instalando um processo de partidarização, quebrando hierarquia e invertendo valores.
“O governo do PT está tentando implantar a sua doutrina no setor de segurança com um altíssimo custo para a sociedade gaúcha, e isto não pode continuar”, alertou João Osório.
10/10/2001
Artigos Relacionados
João Osório: governo Olívio faz terrorismo com os servidos
João Osório: governo Olívio não dá importância à mobilização da sociedade
Governo investe pouco em segurança cibernética, diz Celso Amorim
Deputado diz que Olívio investe pouco no setor
João Osório: afastamento de coronel da BM mostra o autoritarismo do govenro Olívio
João Osório critica política de segurança e investimentos no setor