Grandes eventos não impactam saúde das populações locais, diz OMS



O grande número de turistas estrangeiros e a movimentação de viajantes nacionais, durante eventos como a Copa do Mundo não causam grande impacto na saúde das populações locais. A conclusão é da Organização Mundial da Saúde (OMS) durante a 5ª reunião da Câmara Temática de Saúde.

"O acompanhamento começou na Copa da França, com o uso de monitores que forneciam informações sobre as ocorrências, e não foi notado nenhum grande impacto na comunidade local", disse a representante da OMS, Roberta Andraghetti. A atenção sobre o tema evoluiu com a realização dos eventos mundiais. "Em 2002, na Coreia, um sistema de vigilância foi montado nos departamentos de saúde e emergências. No Japão, também sem grandes impactos, o sistema ganhou uma versão online para o compartilhamento de informações", lembra.

Na Alemanha, houve um reforço no número de relatórios, que passaram a tratar também de ocorrências menores, e, na África do Sul, um aprimoramento dividiu a avaliação de riscos em duas áreas: laboratorial e clínica, com postos avançados em locais específicos das cidades-sede e em pontos de entrada. Segundo Andraghetti, nas duas ultimas edições, nenhum incidente foi relatado.

Planejamento

A representante da OMS ressaltou a importância, para que haja um legado positivo, de um planejamento antecipado, feito de forma universal. "É preciso levar em conta desde os pontos de entrada, a origem das populações que visitarão o país-sede, que doenças os acometem", enumera. A preparação na área da saúde para os grandes eventos traz efeitos positivos. "O legado positivo para o país que sedia o evento vem do esforço de planejamento, que aumenta a capacidade de atendimento dos sistemas de saúde pública", conclui.

 

Fonte:
Portal da Copa



12/12/2011 17:20


Artigos Relacionados


Encontro discute ações de saúde para a Copa de 2014 e para grandes eventos

Unidades de conservação podem render R$ 2 bi a populações locais a partir de 2016

Oficina debate proteção de crianças nos grandes eventos

Comissão debaterá segurança nos grandes eventos esportivos

CDR debate promoção do turismo para grandes eventos

Software brasileiro simula comportamento de multidões em grandes eventos