Comissão debaterá segurança nos grandes eventos esportivos



A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou nesta quinta-feira (23) a realização de uma série de audiências públicas destinadas a examinar os preparativos com o objetivo de garantir a segurança nos grandes eventos esportivos que o país vai sediar a partir de agora, como a Copa das Confederações, em julho desse ano, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), autor do pedido e presidente da CRE, lembra ainda a realização, já no próximo mês, de um grande evento fora da área esportiva: a Jornada Mundial da Juventude, que reunirá, no Brasil, jovens católicos de todo o mundo. Em datas a serem ainda divulgadas, as audiências serão realizadas em conjunto com a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Serão convidadas autoridades do governo federal e do estado do Rio de Janeiro, principal palco dos eventos, além de representantes das entidades organizadoras. Na justificação, Ferraço afirma que a intenção é conhecer os esforços desenvolvidos  pelo Estado brasileiro na garantia da segurança pública, a fim se sinalizar para a sociedade brasileira e a comunidade internacional que o país está preparado para “acolher cidadãos de todo o mundo, de forma segura e ordenada”.

Ferraço lembrou o recente atentado durante a maratona de Boston, nos Estados Unidos, e um atentado contra a equipe israelense durante a Olimpíada de Munique, em 1972, como exemplos que devem servir de alerta para esforços adequados na preparação. Disse que o Brasil não pode perder o capital que desfruta no plano internacional como um país pacífico, que “rende simpatia e admiração do mundo”.

Marca 'Amazon'

A questão do uso da marca “Amazon” na internet, alvo de disputa entre países que compartilham o bioma amazônico e uma empresa norte-americana, também será assunto de audiência na comissão. O pedido  foi feito pela senadora Vanessa Grazziottin (PCdoB-AM). Ele sugeriu a presença de  Everton Lucero, representante no Brasil da Icann, sigla em inglês que identifica a corporação responsável pela coordenação global do sistema de identificadores exclusivos da internet.

A Icann é responsável, por exemplo, pelo registro de nomes de domínio (como “.org", ".com” e “.museum”) e também dos códigos de países, como “br”, para o Brasil). É ainda a entidade que concede os endereços usados em vários protocolos da rede mundial de computadores.

Vanessa explica que a disputa está sendo travada pelos oito países que integram a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), inclusive o Brasil, contra a empresa Amazon.com. A empresa ingressou junto à Icann com pedido para registrar para uso exclusivo o termo “Amazon” na internet, iniciativa entendida com uma violação a direito dos países amazônicos.

Como a Iccan se reúne ainda no mês de julho, em Dublin, capital da Irlanda, Vanessa conseguiu apoio de Ferraço para que a audiência possa ser realizada antes disso.



23/05/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Fórum debaterá participação da mulher nos grandes eventos esportivos

AGU quer garantir segurança jurídica em grandes eventos esportivos

Ana Amélia questiona segurança de grandes eventos esportivos no Brasil

Inaugurada exposição sobre grandes eventos esportivos no Brasil

UTI móvel deverá estar disponível em grandes eventos esportivos

Escola do governo promove debate sobre grandes eventos esportivos