Oficina debate proteção de crianças nos grandes eventos



A secretária Angélica Goulart, da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente  participou nesta quinta- feira (17), em Brasília, da Abertura da oficina “Agenda de Promoção, Proteção e Defesa à Criança e ao Adolescente em Grandes Eventos Esportivos – Copa do Mundo 2014”. O encontro faz parte da programação da 222ª Assembleia Ordinária do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente- Conanda, e teve início na quarta-feira (16), na sede da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

Durante o encontro, que reuniu representantes dos conselhos municipais e estaduais dos direitos da criança e do adolescente de todo o País, foram apresentadas ações de proteção às crianças e aos adolescentes desenvolvidas durante a Copa das Confederações, com vistas ao compartilhamento de experiência e aperfeiçoamento do processo de sensibilização, articulação institucional e melhoria de atendimento para a Copa do Mundo de 2014.

O objetivo principal da reunião foi apresentar a Agenda de Convergência, ação da SDH/PR, por meio da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNPDCA-PR), em parceria com outras entidades, que juntas atuarão no sentido de prever um conjunto de ações de combate à violação dos direitos da criança e do adolescente, durante os grandes eventos.

Foi feito ainda um balanço da 3ª Conferência Global do Trabalho Infantil, que ocorreu em Brasília nos dias 8, 9 e 10 de outubro. Esteve também entre os assuntos discutidos o aplicativo Proteja Brasil. Desenvolvido para smartphones Android e iOS, o software permite identificar e denunciar violações de direitos de crianças e adolescentes, incluindo os endereços de conselhos tutelares e delegacias.

Participaram da oficina a presidente do Conanda, Maria Izabel da silva, seu vice André Franzini, entre outros integrantes do conselho. A agenda de convergência surgiu da necessidade de integrar articulações e iniciativas de cada órgão, definindo diretrizes para potencializar as ações de proteção às crianças e adolescentes, antes, durante e após os grandes eventos.

Fonte:

Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República



18/10/2013 17:23


Artigos Relacionados


CDR debate promoção do turismo para grandes eventos

Escola do governo promove debate sobre grandes eventos esportivos

Brasil debate proteção de crianças e adolescentes com entidade do Catar

Grandes eventos não impactam saúde das populações locais, diz OMS

Comissão debaterá segurança nos grandes eventos esportivos

Software brasileiro simula comportamento de multidões em grandes eventos